quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A ESCOLA DAS ALMAS




A ESCOLA DAS ALMAS

   "Congregados, em torno do Cristo, os domésticos de Simão ouviram a voz suave e persuasiva do Mestre, comentando os sagrados textos.

   Quando a palavra divina terminou a formosa preleção, a sogra de Pedro indagou, inquieta: 


— Senhor, afinal de contas, que vem a ser a nossa vida no lar? 

   Contemplou-a Ele, significativamente, demonstrando a expectativa de mais amplos esclarecimentos e a matrona acrescentou: 

— Iniciamos a tarefa entre flores para encontrarmos depois pesada colheita de espinhos.   No começo é a promessa de paz e compreensão; entretanto, logo após, surgem pedras e dissabores...

   Reparando que a senhora galiléia se sensibilizara até às lágrimas, deu-se pressa Jesus em responder: 


— O lar é a escola das almas, o templo onde a sabedoria divina nos habilita, pouco a pouco, ao grande entendimento da Humanidade.

   E, sorrindo, perguntou: — Que fazes inicialmente à lentilha, antes de servi-las à refeição? A interpelada responndeu, titubeante: — Naturalmente, Senhor, cabe-me levá-las ao fogo para que se façam suficientemente cozidas.


   Depois, devo temperá-las, tornando-as agradáveis ao sabor.

— Pretenderias, também, porventura, servir pão cru à mesa?


 — De modo algum — tornou a velha humilde —; antes de entregá-lo ao consumo caseiro, compete-me guardá-lo ao calor do forno.
Sem essa medida...

   O Divino Amigo então considerou: — Há também um banquete festivo, na vida celestial, onde nossos sentimentos devem servir à glória do Pai.


   O lar, na maioria das vezes, é o cadinho santo ou o forno preparador.


   O que nos parece aflição ou sofrimento dentro dele é recurso espiritual.
   

   O coração acordado para a Vontade do Senhor retira as mais luminosas bênçãos de suas lutas renovadoras, porque, somente aí, de encontro uns com os outros, examinando aspirações e tendências que não são nossas, observando defeitos alheios e suportando-os, aprendemos a desfazer as próprias imperfeições.


   Nunca notou a rapidez da existência de um homem? A vida carnal é idêntica à flor da erva.


   Pela manhã emite perfume, à noite, desaparece...


   O lar é um curso ligeiro para a fraternidade que desfrutaremos na vida eterna.


   Sofrimentos e conflitos naturais, em seu círculo, são lições.

   A sogra de Simão escutou, atenciosa, e ponderou: — Senhor, há criaturas, porém, que lutam e sofrem; no entanto, jamais aprendem.

   O Cristo pousou na interlocultora os olhos muito lúcidos e tornou a indagar: 


— Que fazes das lentilhas endurecidas que não cedem à ação do fogo? — Ah! sem dúvida, atiro-as ao monturo, porque feririam a boca do comensal descuidado e confiante.

— Ocorre o mesmo — terminou o Mestre — com a alma rebelde às sugestões edificantes do lar.

   A luta comum mantém a fervura benéfica; todavia, quando chega a morte, a grande selecionadora do alimento espiritual para os celeiros de Nosso Pai, os corações que não cederam ao calor santificante, mantendo-se na mesma dureza, dentro da qual foram conduzidos ao forno bendito da carne, serão lançados fora, a fim de permanecerem, por tempo indeterminado, na condição de adubo, entre os detritos da Natureza" (in Jesus no Lar - Francisco Cândido Xavier - Ed. FEB).

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A AJUDA DIVINA



QUANDO A AJUDA HUMANA NÃO 

RESOLVER,

AINDA RESTARÁ 

A AJUDA DIVINA!

ACREDITE!

TENHA FÉ!

FAÇA A SUA PARTE E DEIXE QUE DEUS 

POSSA AGIR EM SUA VIDA!

------------
PAZ.

(IMAGEM COLIGIDA DA INTERNET - AUTORIA DESCONHECIDA)

terça-feira, 14 de agosto de 2012

SEGUE-ME TU (EMMANUEL)



    Nas comunidades de trabalho cristão, muitas vezes observamos companheiros altamente preocupados com a tarefa conferida a outros irmãos de luta.

    É justo examinar, entretanto, como se elevaria o mundo se cada homem cuidasse de sua parte, nos deveres comuns, com perfeição e sinceridade.

    Algum de nossos amigos foi convocado para obrigações diferentes?

    Confortemo-lo com a legítima compreensão.

    Às vezes, surge um deles, modificado ao nosso olhar. Há cooperadores que o acusam. Muitos o consideram portador de perigosas tentações. Movimentam-se comentários e julgamentos à pressa. Quem penetrará, porém, o campo das causas? Estaríamos na elevada condição daquele que pode analisar um acontecimento, através de todos os ângulos? Talvez o que pareça queda ou defecção pode constituir novas resoluções de Jesus, relativamente à redenção do amigo que parece agora distante.

    O Bom Pastor permanece vigilante. Prometeu que das ovelhas que o Pai lhe confiou nenhuma se perderá.

    Convém, desse modo, atendermos com perfeição aos deveres que nos foram deferidos. Cada qual necessita conhecer as obrigações que lhe são próprias.

    Nesse padrão de conhecimento e atitude, há sempre muito trabalho nobre a realizar.

    Se um irmão parece desviado aos teus olhos mortais, faze o possível por ouvir as palavras de Jesus ao pescador de Carfanaum: "Que te importa a ti? Segue-me tu".
(FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, in Caminho, Verdade e Vida, Ed. FEB).

---------------

..."Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu" (João, 21:22)


.

domingo, 12 de agosto de 2012

FELIZ DIA DOS PAIS
















FELIZ DIA DOS PAIS!


E que tenhamos orgulho de poder dizer que agimos para com nossos pais com o coração aberto do mais puro AMOR não apenas num simbólico dia como o de hoje, mas em todos os dias do ano e em todos os anos!

Um abraço, um sorriso, um almoço juntos, uma ligação telefônica, um telegrama e orações... Cada um pode e deve dentro das possibilidades agir para proporcionar um dia melhor aos nossos pais.

A propósito, há no Livro dos Espíritos - Segunda Parte, Capígulo X, sob o título "Ocupações e MIssões dos Espíritos", a seguinte passagem:




582 - Pode se considerar como missão a paternidade?
"É, sem dúvida, uma missão, e é ao mesmo tempo um dever muito grande que obriga, mais que o homem pensa, sua responsabilidade diante do futuro. Deus colocou a criança sob a tutela de seus pais para que esses a dirijam no caminho do bem, e facilitou a tarefa, dando à criança um organismo frágil e delicado que a torna acessível a todas as influências. Mas há os que se ocupam mais em endireitar as árvores de seu pomar e as fazer produzir bons frutos do que endireitar o caráter de seu filho. Se esse fracassa por erro deles, carregarão a pena e os sofrimentos do filho na vida futura, que recairão sobre eles, porque não fizeram o que deles dependia para seu adiantamento no caminho do bem"



São a paternidade e a maternidade dos mais altos sacerdócios do espírito encarnado, como consta em Nos Domínios da Mediunidade, de Chico Xavier, psicografando André Luiz.

Paz!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Quem acredita sempre alcança (nunca acredite em quem te diz que não vale a pena)





 Há, na poesia abaixo, tão cantada na música "Mais uma vez" do Legião Urbana, frases que merecem reflexão...

   Situações cotidianas e que nos drenam boa energia e nos atingem negativamente são ali lembradas, dizendo, por exemplo, que tem gente dissimulada e que se finge de amiga e próxima a nós mas que é inimiga (... "deveria estar do lado de lá") e que machuca e fere, que não sabe amar, que nos engana e que nos desequilibra (..."veja nossa vida como está"...)... pessoas próximas mas que não são amigas, acrescentaríamos.

   Diz ainda que devemos ter o controle sobre as nossas vidas de modo que não deixemos que outros nos digam que "não vale a pena acreditar no sonho que se tem" ou que não vai dar certo... Que nos desmotivam e que parecem satisfeitos quando tentam ferir nossa autoestima, que tem algum tipo de torto prazer quando nos fere, machuca, ignora... 

   Diz também que devemos confiar em nós, porque quem "acredita sempre alcança"! Devemos agir, nos fortalecer, manter elevada nossa autoestima, ser os senhores dos nossos destinos - o que está de acordo com o livre arbítrio.

    Vejamos os trechos abaixo, destacados da poesia em comento, in verbis:

"Tem gente que está do mesmo lado que você

Mas deveria estar do lado de lá

Tem gente que machuca os outros

Tem gente que não sabe amar

Tem gente enganando a gente

Veja a nossa vida como está" ...

(...)...

"Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena

Acreditar no sonho que se tem

Ou que seus planos nunca vão dar certo


Ou que você nunca vai ser alguém


Tem gente que machuca os outros


Tem gente que não sabe amar


Mas eu sei que um dia a gente aprende


Se você quiser alguém em quem confiar

Confie em si mesmo


Quem acredita sempre alcança!" 

(Mais Uma Vez, poesia de Renato Russo, música do Legião Urbana).


Confiemos em Deus e nos nossos Espíritos Protetores.

Confiemos em nós!

Vivamos, verdadeiramente, nossas vidas. Lembremo-nos de que " é preciso viver e não apenas existir" (Plutarco).

Oremos por nossos inimigos.

Cuidemos dos nossos projetos e propósitos, planejando, nos preparando e fazendo "a nossa parte" e sendo persistentes para que os objetivos sejam alcançados...

Não nos deixemos abater. Antes, reflitamos sobre ocorrências e aprendamos com as dificuldades para mais fortes nos lançarmos em novos desafios.

Oremos e vigiemos.

(Paz)

---------------

Para reflexão:

... "Não há nada pior do que arrepender-se de não ter tentado" (provérbio)

(imagem coligida da internet - autoria desconhecida)

COMBATA O MAL FAZENDO O BEM




COMBATA O MAL FAZENDO O BEM !

    
   Temos, na Oração de São Francisco, lindo e profundo ensinamento, ao nos fazer suplicar para que sejamos instrumento da paz do Senhor, para que possamos levar o amor onde houver ódio e o perdão onde a ofensa existir, para que levemos união onde tiver sido plantada a discórdia e fé onde houver dúvidas, para que sejamos instrumentos da verdade e mensageiros da esperança aos desesperados, para que levemos alegrias para combater a tristeza e luz para iluminar as trevas...

   Assim, suplicamos para sermos instrumentos divinos de transformação própria e também dos que nos estão próximos... 

    Suplicamos para sermos instrumentos de melhoria, de progresso, de razão, de alegria e de paz, para que os que sejam alcançados pela nossa atuação possam se sentir melhor e assim quiçá se transformarem, também eles, em outros instrumentos divinos de progresso espiritual, não pela imposição de uma idéia ou da nossa limitada vontade, mas pelo exemplo da nossa concreta conduta.

     Observemos ainda que nos afirma Mateus que Jesus disse para amar os inimigos, bendizer os que nos maldizem, fazer o bem aos que nos odeiam e orar pelos que nos maltratam e perseguem...  muito precisam de amor, luz e paz. 

    Combater o mal com o mal é atuar na vibração baixa e  própria da maldade dos que atuam, levando-nos a lutar com a arma do inimigo, potencializando, assim, sua capacidade de nos atingir... Nesse sentido, há exemplo e bela passagem de biografia do Chico Xavier, onde consta que estava prestes a ser atacado por um louco e que limitara-se a orar e assim, pela fé e força da oração afastou-se o iminente agressor e àqueles que o obsidiavam... exemplo do potencial vigoroso da oração e da vibração pelo bem...

Paz!


(imagem coligida da internet - autoria desconhecida)