sábado, 22 de dezembro de 2012

NATAL TODOS OS DIAS!







Natal todos os dias!


Fácil perceber como as pessoas manifestam-se mais solidárias, amigas e sorridentes na época do Natal. Há uma boa vontade geral no ar, inspirada por uma vibração ímpar... 

Para muitos o Natal é época de mera troca de presentes mas, para muitos corações, é apenas mais um dia de se simbolicamente comemorarmos o nascimento do Cristo.

Jesus não merece ser festejado apenas em  um dia do ano!

Devemos nos esforçar e nos aprimorar para que comemoremos Jesus em nós todos os dias de nossas vidas, fazendo com que diariamente tenhamos comportamento condizente com Seu exemplo maior e com que nos relacionemos com as outras pessoas do mesmo modo com que desejamos que nos tratassem: com amor, respeito, carinho, compaixão, tolerância e benevolência.

Que nós estejamos com Jesus todos os dias de nossas vidas do mesmo modo que ele está em nós.

Que comemoremos o nascimento de Jesus em nós diariamente e ao mesmo tempo que sejamos capazes de comemorar em nós, em todas as frações de tempo, a nossa virtude e capacidade de renascer a cada amanhecer melhores e mais próximos do Seu exemplo de Vida em Amor.

FELIZ NATAL!

----------------------------------------------------------

A propósito, permitimo-nos reproduzir aqui trecho de texto antes publicado neste blog (Fonte: http://ordembezerrademenezes-nit.blogspot.com.br/2010/12/n-t-l-nasce-jesus-simbologia-e.htmlsobre o Natal e alguns dos seus símbolos exteriores:

"SIMBOLOS NATALINOS - CONSIDERAÇÕES


Como é uma data simbólica para tal augusta comemoração, fomentada pela Igreja e fiéis, fortaleceu-se com símbolos vindos de origens diversas, dentre os quais a árvore de Natal, o Presépio e o Papai Noel.

Árvore    de    Natal:
Consta que a árvore de Natal é de origem alemã. Martinho Lutero teria sido o primeiro a utilizá-la, em idos de 1.530.
A respeito consta: ... Mas faltava-lhe algo que pudesse contrapor à missa do galo dos católicos. Certa vez, numa daqueles terríveis noites geladas da Alemanha, nas proximidades do Natal, ao retornar para casa Lutero encantou-se com a paisagem. Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado, pareceu-lhe infinitos diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou-o num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Em seguida, arrumou uns papeluchos coloridos para enfeitá-lo um pouco mais. Pronto, era aquilo que ele virá lá fora. Todos se afastaram e ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a Árvore de Natal.”...(trecho transcrito dehttp://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/2002/12/23/000.htm- destacamos).
Devemos anotar que na Alemanha havia o “Carvalho Sagrado”, de forte simbologia e que de algum modo poderia ter subjetivamente influenciado no surgimento da Árvore de Natal (inhttp://prlcmenegatte.blogspot.com/ - n.g.).

Presépio

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montarpresépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. “ (fontehttp://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm - n.g.).
Aqui se tem uma forte simbologia, porquanto a Manjedoura revela a humildade e simplicidade...
De fato, sendo pobres, a família tinha consigo animais dentro da casa, hábito do seu tempo. Mas, símbolos de humildade há em profusão em Sua iluminada jornada entre nós.

Papai Noel:
Papai Noel é figura que, com nomes diferentes mas com características similares, aparece em várias culturas.
A lenda pode ter se baseado em parte em contos sobre a figura histórica de São Nicolau, mas há uma história quase idêntica e que é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesaréia (O Dia de São Basílio, 1º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.). “O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispodeMira na Turquia, no século IV.Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitosmilagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.” ... “Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e debarba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência do caricaturista e cartunista político Thomas Nast. “ ... (http://pt.wikipedia.org/wiki/Papai_Noel - destacamos).

IMAGEM DISTORCIDA:

Pensamos que é de se lamentar que, aparentemente, os símbolos acabem se reduzindo a si e perdendo, aos olhos de alguns, aquilo que de bom queriam representar.
A vida cotidiana, corrida, acelerada, exaustiva e superficial acabou engolindo a sensibilidade e o senso crítico de muitos, servindo os símbolos mais para fomentar o aumento das vendas de produtos etc
Acabamos vítimas da propaganda exagerada, das imagens condicionadoras dos comportamentos da massa, mas que não percamos, nos momentos de mentalização e de oração, a essência da altaneira e bela mensagem do Natal."

SÍMBOLO DO NATAL

Falamos nos óbvios símbolos do Natal, pois com eles convivemos e não tem necessariamente nada de ruim, desde que nós não percamos a essência e a verdade que nos guia e ilumina a existência.

Lembremos de que não podemos servir a Deus e a Mamon..

Nessa linha, também não podemos nos perder no Maya ilusório... O que é e o que parece ser?! O que é verdadeiro e o que é ilusão?!

O Natal não é feito de símbolos e para os símbolos, mas de uma mensagem que não é meramente simbólica mas absolutamente pura e realmente essencial...

É pela essência dessa mensagem de amor, de salvação e de paz e renascimento que comemoramos o nascimento de Jesus.


PROFETAS O HAVIAM ANUNCIADO


Profetas, no passado, haviam previsto a chegada de Jesus. Consta, ainda, que aos pastores apareceu o Anjo do Senhor, que lhes disse: ... “Eis que eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo – Senhor, na cidade de Davi. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em faixas deitado numa manjedoura”(A História – A Bíblia, ed. Sextante, p. 294 – n.g.)
Na época predita veio ao o Salvador, aquele que nos tiraria os “pecados”. Mas houve quem não entendesse a grande mensagem do Salvador. Estes O esperavam como rei na Terra e não como rei espiritual (rei, mas não deste mundo).

UMA NOVA ERA

Nasce Jesus e uma nova era para a humanidade sofredora.
Os ensinamentos de Jesus devem servir para transformar toda a Humanidade.
É fácil perceber como o planeta se transformou com a Sua vinda. Até o calendário ocidenteal modificou-se e a outrora poderosa Roma, que combatia os seguidores de Cristo e que antes o levou à Cruz, acabou elevando o Cristianismo como a religião oficial.
Emmanuel nos deixou o pensamento de que, com Jesus começou uma era nova para o sentimento. Iluminados pela Divina influência, tendo todos como irmãos, à sensibilização do homem pelo seu semelhante, pela caridade, pelo melhor trato aos doentes, aleijados e desafortunados, a instituição de escolas evangelizadoras etc... (a repeito: CHICO XAVIER, in Roteiro; obra cit. em bibliografia).
E notemos que conquistadores e reis na Terra, como Alexandre o Grande e tantos, fizeram o seu apogeu enquanto vivos e sob a marcha dos exércitos e o sangue nas espadas...
Mas Jesus, o Cristo de Deus, marcou sua era mas não apenas, pois vive um apogeu diário !...
Cresce a cada dia o seu poder com mais corações e mente tocados pela excelsa verdade do seu Evangelho, da boa nova que nos trouxe, não sob o modo e sob a força dos reis desse mundo, mas com o amor, a mensagem da Verdade, a humildade, a paz e a caridade e com um exército de anjos benfazejos...
Sua imagem não era de força, mas de real Poder e de Amor e por isso ultrapassou todas as barreiras, de lugares, países e tempo !...
O Cristo Jesus marchou pela paz, pela salvação dos homens e pelo perdão dos pecados, marchou pelo amor incondicional, seguido por tantos e por cada vez mais a cada dia...
Não foi apenas um personagem de uma estória duma certa era, mas foi quem nos levou a viver como fihos de Deus a própria história da humanidade reescrita, fazendo-nos crer que não havia melhores ou escolhidos, mas que todos eram e são filhos do mesmo Deus.
Neste sentido, consta em CHICO XAVIER, in verbis: “Tu, entretanto, perdoando e amando, levantando e curando, modificaste a obra de todos os déspotas e legisladores que procediam do Egito e da Assíria, da Judéia e da Fenícia, da Grécia e de Roma, renovando o mundo inteiro. Não mobilizaste soldados, mas ensinaste a um punhado de homens valorosos a luminosa ciência do sacrifício e do amor. Não argumentaste com os reis e com os filósofos; entretanto, conversaste fraternalmente com algumas crianças e mulheres humildes, semeando a compreensão superior da vida no coração popular”. (CHICO XAVIER, obra citada – vide bibliografia).
Graças a Deus, por tudo!
Que todos - todos! - tenhamos um FELIZ NATAL ! ! !

-------------------------------------------------------
Obras consultadas:
PALHANO JR, L, in Teologia Espírita, Edições CELD, Rio de Janeiro, 2001, página 143 - n.g
CHICO XAVIER (FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER), Pontos e Contos, 4a. ed., Rio de Janeiro,FEB, 1978
CHICO XAVIER (FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER), Roteiro, pelo Espírito Emmanuel, 5a. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1980.

CHICO XAVIER (FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER), Reportagens de Além-Túmulo, 6a ed., Rio de Janeiro, FEB, 1982.
SOBRINHO, ROSSANO, in A Bíblia Vista Com Outros Olhos, ed.Geec, 2008, p. 86
Internet:
a) Sobre Martinho Lutero e o surgimento da Árvore de Natal:http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/2002/12/23/000.htm
c) Sobre o Papai Noel: http://pt.wikipedia.org/wiki/Papai_Noel

(imagens coligidas da Internet; autoria desconhecida)




PAZ !

.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Examina-te - Emmanuel (para reflexão)

"O serviço de Jesus é infinito. 

Na sua órbita, há lugar para todas as criaturas e para todas as idéias sadias em sua expressão substancial.


Se, na ordem divina, cada árvore produz segundo a sua espécie, no trabalho cristão, cada discípulo contribuirá conforme sua posição evolutiva.


A experiência humana não é uma estação de prazer. O homem permanece em função de aprendizado e, nessa tarefa, é razoável que saiba valorizar a oportunidade de aprender, facilitando o mesmo ensejo aos semelhantes.

O apóstolo Paulo compreendeu essa verdade, afirmando que nada deveremos fazer por espírito de contenda e vanglória, mas, sim, por ato de humildade."... (trecho de Examina-te, por Emmanuel, psicografado por Chico Xavier - publicado em Caminho, Verdade e Vida, ed. Feb).

terça-feira, 4 de dezembro de 2012


SUPERIORIDADE

        Jamais te consideres, em relação aos outros, em situação de superioridade.
       Não converses oprimindo ou desconsiderando a opinião alheia.
       Não menosprezes, ao seu lado, a presença do teu irmão.
       Valoriza a quem, do ponto de vista social ou cultural, não se nivela contigo.
       A ninguém trates com descaso ou indiferença.
       Não imagines perda de tempo o minuto de atenção que concedas ao amigo que te procura.
       O egoísta só se ocupa com aquilo que é de seu interesse.
       Não te antecipes a quem esteja tentando explicar-se junto a ti, efetuando rodeios com a palavra.
       A caridade que humilha é uma mão que se estende sobre o abismo e não uma ponte que se atravessa, encurtando distâncias.
       Muitos gostariam tão-somente que os tratasses como teu igual, a fim de que se sentissem valorizados.
       Modula, pois, inclusive, a tua voz, quando te sentires interpelado por alguém que aparentemente te incomode.
       Dizem que os Anjos encarregados por Deus de ouvir as preces que os genuflexos homens lhe endereçam da Terra igualmente se postam de joelhos.
(De “Dias Melhores”, de Carlos A. Baccelli, pelo Irmão José).

- colaboração de Nelson Caldas, irmão da Ordem, a quem agradecemos -