terça-feira, 16 de agosto de 2011

MENSAGEM DE AMOR, PAZ E TOLERÂNCIA, NO EVANGELHO


.

.

O Evangelho Segundo o Espiritismo contém importantes mensagens de amor, paz e tolerância, mas uma, particularmente, contida ao final do Capítulo XXV (Buscai e Achareis) ora é destacada, para merecido destaque e para que a respeito possamos refletir:


" Diz o Espiritismo atualmente aos seus adeptos:

não violenteis nenhuma consciência;

não forceis ninguém a deixar sua crença para adotar a vossa;

não amaldiçoeis os que não pensam como vós;

acolhei aqueles que vierem a vós

e deixar em paz os que os repelem." (Kardec, Allan, Evangelho Segundo O Espiritismo, CELD, 1a., ed., 2000, p. 600)


Lembremo-nos, portanto, de AMAR A DEUS ACIMA DE TUDO (..."Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu espíorito, é o maior e o primeiro mandamento"; obra citada, p. 293) E AO PRÓXIMO COMO A SIM MESMO (.."E eis o segundo que é semelhante ao primeiro: Amarás o teu próximo como a ti mesmo"; obra cit., p. 293).


Paz.


.(imagens coligidas da internet - autoria desconhecida)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

AÇÃO DA PRECE, COMO SE PROCESSA A TRANSMISSÃO DO PENSAMENTO, CONFORME O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO



No Evangelho Segundo O Espiritismos, no Capítulo XXVII, temos uma explicação de como funciona a ação da prece, definida como uma invocação - para agradecer, pedir ou glorificar - e por intermédio da qual entramos em comunicação, pelo pensamento, com Ser superior.




O Espiritismo nos demonstra como se opera a ação da prece, explicando "como se processa a transmissão do pensamento, seja quando o ser chamado atende ao nosso apelo, seja quando o nosso pensamento chega até ele. Para se compreender o que se passa nessa circunstância, é preciso imaginar todos os seres encarnados e desencarnados, imersos no fluido universal que ocupa o espaço, assim como aqui na Terra estamos mergulhados na atmosfera. O fluido recebe o impulso da vontade, ele é o veículo do pensamento, como o ar é o veículo do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, enquanto que as do fluido universal se estendem ao infinito" (Kardec, Allan; Evangelho Segundo O Espiritismo, Capítulo citado, FEB, páginas 619/620).


No Evangelho codificado por Kardec (obra citada, p. 624), temos que a prece tem o seu poder no pensamento e não nas palavras, nem no lugar, nem no momento em que é feita...


"Pode-se, portanto, orar em qualquer lugar, a qualquer hora, a sós ou junto com outras pessoas" (obra cit., p. 624/625), mas, como Deus lê o íntimo dos corações, não se nos parece razoável acreditar que Ele seja mais sensível à forma, à aparência, ao ritual do que à essência da oração...


Também não é razoável que se faça uma espécie de "troca", pois está escrito que "Deus não vende os benefícios que concede" (Obra citada, p. 605)... A prece é um ato de caridade, "um impulso do coração"...


Observemos que é pela prece que "o homem atrai o concurso dos bons Espíritos, que vêm sustentá-lo nas boas resoluções e inspirar-lhe bons pensamentos" (A Prece, conforme o Evangelho Segundo O Espiritismo, FEB, Rio de Janeiro, 52a. 2005, item 11), sendo apoio para a alma, tendo por base uma fé viva em Deus e Sua bondade.


A prece é muito mais que fórmulas repetidas, rezas mecânicas ou rotineiras, mas um momento íntimo, extravasando a energia espiritual ou, como já dito, "a explosão de fé, num coração cristão" (Sobrinho, Geraldo, in Espiritismo de A a Z, citando Codro Palissy, in Vítimas de Preconceito, 13a. ed., FEB, 1996).


Interessante notar que o ser humano e os demais seres vivos estão inseridos num universo, onde há uma profusão e infinita variedade de energias e em várias faixas eletromagnéticas e astrais, algumas já trabalhadas, provadas e utilizadas pela ciência e outras apenas hoje alcançáveis pelos mais evoluídos espíritos que nos assistem... É válida a idéia de que uma onda, no mar, tem sua individualidade e existência una quando se destaca do fluído (que é o mar) e cresce e cresce até findar-se na praia; por este singelo e simbólico modo de exemplificar a unidade e o todo, temos que a onda não perde contato com o mar de onde surgiu apenas porque se a temos como uma individualidade em relação ao todo... pelo contrário, isso só demonstra que do mar veio e ao mar retornará e que sempre esteve ligada ao mar... Na Terra, o homem, por seu turno, embora tenha sua efêmera individualidade, é em essência um espírito encarnado que se destacou do todo universal mas nem por isso deixou de pertencer à ele, carecendo, portanto, de manter-se ligado a Deus e a toda essa maravilhosa e infinita harmonia universal, sendo-lhe útil, para tanto, a ferramenta da prece sincera, da oração a Deus...


Fundamental que pratiquemos o "orai e vigiai", de que falava o Mestre Jesus (Mateus, C26:V41) e que façamos a nossa parte, que não fiquemos parados, aguardando que outros ou que Deus façam aquilo que não desejamos fazer, que nos substituam nas nossas provas, ao invés de pedir forças, determinação, persistência, coragem, saúde e sabedoria para vencermos (nós mesmos) os desafios e superarmos as provas que se nos apresentam... Temos que agir segundo a idéia expressa na frase "ajuda-te e o céu te ajudará" (Ese, Cap. 27; item 7) e seguindo a advertência sábia, expressa por Jesus (Mateus, C6:V7): "não vos assemelheis aos hipócritas que pensam que pelo muito falar serão ouvidos"...


.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SAÚDE E DOENÇA: A FÉ NO CAMINHO DA CURA - HERMETISMO

.
;


Pesquisa publicada no "Journal of Clinical Pychology" e ocorrida no Hospital Mclean, terá os seus resultados publicados no encontro anual da Associação Americana de Psicologia, onde consta que os médicos responsáveis pelo estudo acreditam que a crença e a fé dos pacientes, auxilia na aceleração do processo de recuperação... Consta que há evidências indicando que "muitas áreas da espiritualidade e da religião podem prever o funcionamento psicológico" (fonte:http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2011/08/05/fe-em-deus-pode-melhorar-recuperacao-psicologica-diz-pesquisa-925070288.asp - colaboração de Andressa)

Em verdade, sobre o tema da matéria há farta produção literária e mesmo aqui neste Blog outras postagens cuidaram do assunto. Pela sua atualidade, em resumo lembraremos de algumas dessas postagens:


HERMETISMO


Por hora ficaremos na doutrina básica do hermetismo, conhecida como CAIBALION, que foi transmitida de mestre a discípulo, perdendo-se o exato significado ao longo da história, embora com interessantes relatos sobre as máximas, axiomas e preceitos que considera acerca das chamadas leis universais postuladas por Hermes Trimegisto (de "o três vezes grande"), reconhecidas e atestadas pela física, dentro de uma concepção holística.

Hermes Trimegisto é considerado o pai da ciência oculta, da alquimia e da astrologia e consta que viveu no antigo Egito, contemporâneo de Abraão e, se a lenda for verdadeira, um seu instrutor e, conforme diz a lenda, após sua morte, no Egito, fizeram-no um dos seus deuses, sob o nome de Thoth, por muito tempo reverenciado como o mensageiro dos Deuses. Na Grécia, foi reverenciado como Hermes, o deus da sabedoria e, como também nos países antigos, como fonte da sabedoria.

As cogitadas leis definidas pelos postulados de Hermes, são: 1 - o princípio do mentalismo, pelo qual "o Todo é Mente"; o Universo Mental; 2 - o princípio da correspondência: "o que está em cima é como o que está embaixo e o que está embaixo é como o que está em cima"... Seria algo como o "assim na Terra como no Céu", que falamos na oração do Pai Nosso... 3 - o princípio da vibração, pelo qual "nada está parado e tudo se move e vibra"; 4 - o princípio da polaridade: tudo é duplo, tem dois pólos e o seu oposto; o igual e o desigual se confundem e são a mesma coisa; os opostos são idênticos, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados; 5 - o princípio do ritmo: tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, a medida que o movimento à direita é a medida do movimento da esquerda, o ritmo é a compensação e tudo se manifesta por oscilações compensadas; 6 - o princípio da causa e efeito: toda a causa tem o seu efeito e todo o efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o acaso é simplesmente o nome dado a uma lei não conhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei; 7 - o princípio do Gênero: o Gênero se manifesta em todos os planos; tudo tem o seu princípio masculino e feminino; o Gênero está em tudo.

A respeito, o princípio da correspondência já foi comprovado em estudos físicos e comparações entre diferentes dimensões da realidade, sendo o microcosmo como o macrocosmo, próximo da idéia da oração de que é assim na Terra como no Céu. O princípio do gênero também se encontra nas idéias de complementaridade, tanto quanto o Universo Mental, foi comprovado pelos neurocientistas Humberto Maturana e Francisco Varela. O da causa e efeito ainda é polêmico fora dos iniciados, mas os antigos alquimistas já observavam que certos acontecimentos ocorriam não por eventos aleatórios, mas por obediência a uma cadeia de causas, que interferem nos reslutados. Por tal idéia, haveria uma interação entre o campo do observador e o campo das elementares particulas envolvidas no processo, que também tem vibração e essa interação entre esses atores permite o surgimento de uma terceira natureza vibratória (tudo vibra, tudo interage...) ! Também a idéia de ponto de vista, tão estudada, decorre do fato de que a cadeia de causas é em si desconhecida do observador, que analisa so fatos do mundo que contempla, embora sinta a influência do que desconhece... Desse modo, podemos entender que os estudos alquímicos já afirmavam que o acaso é a interpretação de um evento cujas causas não foram conhecidas ou integralmente percebidas pelo observador. David Bohm postulou que "tudo o que acontece na ordem explícita é expressão da ordem do reino implícito", estando, aqui, de novo, a idéia do macrocosmo e do microcosmo, antes comentada, ou seja, TUDO interage e contribui para o resultado. Por isso os bons pensamentos e a motivação harmoniosa são tão importantes quanto o querer.


SINCRONICIDADE

Há uma sincronicidade necessária para o processo de criação de uma dada realidade, que depende, sim, da combinação do todo e de uma atuação consciente auto-organizadora e somos, assim, capazes de nos conectarmos com o Todo e produzirmos uma mudança na trafetória existencial, mais ou menos segundo as idéias dos antigos alquimistas, que chamavam isso de a Grande Obra... Bohm, Whitehead e Teilhard de Chardin consideraram que os elétrons ou fótons parecem ser suscetíveis e reagir às mudanças do ambiente... Mudanças no ambiente? Que tipo de "força", de "energia" causaria essa "mudança"... A fé? Interessante, né!?


Aliás, notemos que Goethe chegou a escrever: ... "pelo estudo desses livros poderia a própria pessoa adquirir este terouro, o que era por otura parte tanto mais necessário quanto que, por razões sobretudo morais, dificil transmitir o segrdo de sua preparação. Mais ainda assim, para compreender, perparar e utilizar a Grande Obra, haveira de se conhecer a Natureza em todas as suas relações secretas, já que não se tratava de uma coisa particular, senão de um princípio universal, que podia, por outra parte, obter-se sob formas e aspectos diversos"...


EQUILÍBRIO E HARMONIA, CURA E DOENÇA...


A idéia de "cura" é o somatório de diversas particularidades que formam um todo, mais ou menos como a idéia de sincronicidade, de um equilíbrio, que fica mais facil de ser compreendido se for certo pensar que a "doença" é desequilibrio e desarmonia e falta de integração.

A esse modo de pensar deu-se o nome de TEORIA DAS PONTES FUNDAMENTAIS, que religam as velhas e sábias lições com o que os físicos quanticos apontam como TEORIA UNIFICADA DE TUDO, ou T.O.E - TEORIA DE TUDO ("Theory of ererything"), donde temos a nossa ligação, como criaturas, com Deus e com os demais elementos do Mundo (do conhecido e do hermético) para chegar à idéia de que "O TODO representa mais que a soma das partes".


CURA, COMPREENSÃO DOS ALQUIMISTAS


Os velhos alquimistas ensinavam a questão da cura como um processo, no qual deveriam ser observadas duas fases: o "dissolver" e o "cristalizar".


A primeira fase (onde teríamos o "dissolver") é aquela em que ocorre a "dissolução" dos "velhos padrões" e que deveria ocorrer na alma (nós diríamos, no perispirito), para que houvesse a sua purificação (falavam em purificação dos seus metais, nos diríamos das vibrações), devendo em seguida ser cristalizada dentro de uma nova configuração energética. Nesta fase, o "self" (diríamos perispírito) se libera dos antigos padrões vibratórios e, drenado daquilo que existia, para ser limpo e "reprogramado"... Aqui, haveria uma "catarse", uma "purgação" daquilo que ocultamente existia...

Na fase da "cristalização", haveria os casos de respostas rápidas ou mais lentas, conforme a capacidade do próprio "ser" em se "adaptar" ao novo padrão vibratório... Ter-se-ia, aí, uma auto-organização segundo este novo padrão vibratório.


RIR, BRINCAR E SE DIVERTIR !


;


Quem teve o privilégio de conviver com WANDERLEY LEMOS, em nossa casa, certamente o ouviu nos dizer: - "Agora vai "rir, brincar e se divertir"!...

Há e havia um profundo sentido na frase, pois ela trazia consigo, de certo modo, um padrão de comando muito próximo daquilo que se leu em passagens contidas nos parágrafos anteriores ... No mesmo sentido, Jesus, nosso mestre, dizia "vá e não peques mais"...

Abstraindos-se a profunda transformação da "cura espiritual" e dos trabalhos de "limpeza" e de "harmonização" feitos pelas entidades e pelos médiuns, vemos nessas máximas a cristalização de um processo de "reequilíbrio" do corpo e da mente, dentro da idéia do corpo são e da mente sã.

As más vibrações são drenadas, o "ser" é limpo e pode ai receber e bem absorver os bons fluídos que lhe são amorosamente submetidos...as é importante que a mente, num primeiro momento, dentro até da idéia do "dissolver" dos mestres alquímicos, se "afaste" daquela "memória" da dor, do medo, do sofrimento, da doença e se permita presentear com um novo modelo de pensamento e de sentimento, próprio da reprogramação que o "rir, brincar e se divertir" reflete, qual seja, se manter harmonizado com esses novos padrões vibratórios...

Aqui, não se fala em cura de doenças ou conceitos afins, próprios dos médicos... mas consideremos apenas a cura dos processos das almas doentes ...


O QUE A DOR QUER NOS ENSINAR?

Sempre ouvimos dizer que as doenças querem nos ensinar alguma coisa, mas é difícil pensar que tudo o que ocorre queira nos ensinar alguma coisa. De fato, se saúde pode ser entendida como equilíbrio do corpo e da mente, então a doença será um desequilíbrio e um sinal de que algo não está bem.

A doença em si não seria uma causa, mas a consequência de energias negativas acumuladas nos nossos corpos físico, mental e espiritual e, em parte, resultado do descontrole das energias, porque dominados por pensamentos e sentimentos confusos, de baixa vibração ou por sensações de medo, angústia, raiva etc.

Pensemos na energia elétrica, que dominada permite que a utilizemos nas indústiras, residências etc, mas mal utilizada pode casuar choques, mortes, queimas de aparelhos, etc. Nâo existe assim, absolutos bons ou absolutos ruins, tudo depende muito mais do uso e da qualidade do uso do que de uma idéia de “certo e errado”.

Nesta senta, André Luiz – in Nos Domínios da Mediunidade – ensinou-nos que “assim como o corpo físico pode ingerir alimentos venenosos que lhe intoxicam os tecidos, também o organismo perispiritual absorve elementos que lhe degradam, com reflexos sobre as células materiais” (fonte cit., destacamos).

De fato, tudo é “energia” e “sintonia com energia”.

Estamos cercados e envolvidos por energias de todas as intensidades e depende muito de nós a qualidade da nossa relação com as energias e o que isso representará nas nossas vidas...

Em "Medicina da Alma", de Robson Pinheiro Santos (pelo espírito Joseph Gleber - ed. Casa dos Espíritos, 2000), aprendemos que:..."Os vórtices de energia ou chackras, segundo a filosofia oriental, são órgãos de importância transcendental para o equilíbrio energético do ser humano, para a manuetenç~´ao da saúde e da harmonia biolótica, psicológica e espiritual" (obra cit., p. 63 - n.g.)... "Podemos vizualizar o sistema nervoso do ser humano como um complexo sistema onde se efetua acomunicação do espírito com a parte mais densa do seu envoltório, o corpo físico e com o mundo exterior, através de impulsos, vibrações e variadas formas de comunicações que podemos chamar de vozes inarticuladas, as energias" (obra cit., p. 64)... ... "o ser humano ou todo organismo vivo mobiliza e metaboliza uma variedade de energias, dentro da faixa eletromagnética e astral. Desta forma, suas emoções, sentimentos e pensamentos impregnam o seu próprio meio, como a si mesmo, do reflexo de suas tendências e criações subjetivas, de vibrações cuja frequencia e irradiação, se espalham em torno de si" (obra cit., p. 21).Recebemos energia do universo, do sol, da irradiação das outras pessoas e também produzimos energia, com as quais nos relacionamos nós e as outras pessoas. Somos, por isso, responsáveis por emitir boas ou más energias às outras pessoas, já que a mesma estará impregnada com nossa carga energética e com o que vai nos nossos pensamentos e sentimentos.

DOENÇAS FÍSICAS, ESPIRITUAIS
E SIMBIÓTICAS (OU FRUTO DE ATRAÇÃO)


As doenças físicas podem ser entendidas como aquelas provocados por algum acidente, excesso de esforço ou exagero alimentar, que atingem um ou mais órgãos.

As doenças espirituais seriam as provenientes das nossas vibrações, pelo acúmulo de energia e maus pensamentos e sentimentos (medo, angústia, sofrimentos...) ou a concentração de energia nociva em nosso perispírito. Quando estas energias se condensam e descem e são drenadas para o organismo físico, manifestam-se na carne as doenças que vão afetar os órgãos vitais e causando sofrimentos que potencializarão aqueles sofrimentos iniciais. Podem vir de reencarnações anteriores, que se mantém no perispírito enfermo enquanto não são drenadas e, notemos que enquanto persistirem as energias nocivas no perispírito, a cura tardará a ocorrer, na plenitude.

Já as doenças atraídas (ou simbióticas) nos chegariam por meio de uma sintonia com fluidos negativos. Imaginemos o que uma pessoa com raiva atrai. O que alguém que vive com medo atrai? Que tipo de vibrações atrairão os ranzinzas ou os avarentos? Essa simbiose energética vai atrair vibrações que potencializarão as sensações próprias da pessoa e permitindo que doenças venham na esteira dessas vibrações negativas que afetam o espírito, ao mesmo tempo que provocam a sensação de que a doença está nela, pois passa a sentir todos os sintomas que o espírito sente, apesar de ir à medicina e eventualmente nada vir a ser diagnosticado. Com propriedade, portanto, André Luiz afirma que “se a mente encarnada não conseguiu ainda disciplinar e dominar suas emoções e alimenta paixões (ódio, inveja, idéias de vingança), ela entrará em sintonia com os irmãos do plano espiritual, que emitirão fluidos maléficos para impregnar o perispírito do encarnado, intoxicando-o com essas emissões mentais e podendo levá-lo até à doença”.

Consideremos, ainda, a idéia de que, quando choramos, espíritos vagantes que “ainda choram” acabam se aproximando e “chorando junto conosco”, num coro que só aumenta em intensidade e em quantidade de causadores da mesma vibração, aumentando o sofrimento de todos... Quando sentimos certa dor, sofremos certa perda, etc, o mesmo acontece.

É por isso, fundamental, que nossos padrões vibratórios se mantenham elevados, para se só atraiamos boas vibrações.


PERISPÍRITO E SEUS ATRIBUTOS

PENSAMENTO: POTÊNCIA DA ALMA

CONTROLE DO PENSAMENTO

O perispírito tem a capacidade de adquirir forma mais ou menos densa e ter variação na sua coloração, de acordo com a sensação ou pensamento ou emoção que sentimos e que o mesmo absorve.

Devido à densidade da vibração dessas energias nocivas, as mesmas se acumulando no perispírito e não conseguem, de imediato, surgir como doenças na carne.

Mas, com o passar do tempo, as cargas energéticas nocivas que não forem dissolvidas ou não descerem ao corpo físico aderem à superfície do perispírito, comprometendo seu funcionamento e se agravando quando a carga deletéria acumulada é aumentada com desatinos da existência atual. Cria-se, assim, um circulo vicioso, decorrente dessa carga pesada que macula o perispírito, que atrai também más vibrações doutros seres que, de algum modo, acabam por potencializando todo o processo e se “alimentando” dessa vibração e causando doenças...

Por isso, é fundamental que essa “carga tóxica” seja eliminada e pela natureza dos processos que a causaram e do quanto densa está, o processo de desintoxiação pode não ser simples ou pleno, dependendo do que já foi ou não comprometido.

Será necessário que se possa criar um mecanismo de de “eliminação” dessas densas vibrações e com o atendimento feito será possível a purificação do perispírito, mas devemos observar que nesse processo o “drenar” dessas energias poderá causar determinados “efeitos” no corpo físico, com ocasionais disfunções orgânicas, que conhecemos como “doenças” mas que, como “valvulas de escape” ou “efeitos colaterais”, serão, no caso, meios de se obter “a cura”.

Mas, o atendimento à esse ser e o processo de “limpeza” podem não caber num ciclo encarnatório e, então, talvez seja necessário o socorro no “outro plano”, para que com o socorro dos desencarnados haja a limpeza desse fluidos tóxicos (a leitura de livros, como o “Nosso Lar” ajudam a compreender o fenônemo).

O doente deve procurar manter e seguir todas as recomendações médicas e continuar os tratamentos adequados, mas, sob a ótica espiritualista, buscar o autoperdão e uma mudança nos seus padrões vibratórios e seguir com FÉ em Deus.


.
Para estudos mais aprofundados, convém consultar:

1 - O CAIBALION; ESTUDO DA FILOSOFIA HERMÉTICA DO ANTIGO EGITO E DA GRÉCIA (traduzido por Rosabis Camaysar, ed. Pensamento, SP);
2 - UMA SINCRONICIDADE PARA A CURA, de Miria de Amorim, ed. Caravansarai;
4 - NOS DOMÍNIOS DA MEDIUNIDADE, ANDRÉ LUIZ, PSICOGRAFADO POR CHICO XAVIER;
5 - MEDICINA DA ALMA, de Robson Pinheiro Santos, pelo espírito Joseph Gleber, ed. Casa dos Espíritos, 2000)

Neste blog, consultas as seguintes postagens anteriores, sobre nuances do mesmo tema, sob os títulos: "rir, brincar e se divertir", "doenças", "cura espiritual", "perispírito" e "hermetismo".


.

QUEM É SÁBIO?



Sábio, em resumo ao pensamento de Sêneca, é aquele que não deixa de viver plenamente o presente, por não estar preso em pensamentos quanto ao seu futuro na Terra e nem por ficar se lamentando pelo seu passado... Nesta linha de pensamento, é preciso que desconfiemos das miragens do futuro, tanto quanto das tristes paixões do passado... !



Sábio, é aquele que consegue lamentar um pouco menos, esperar um pouco menos e amar um pouco mais, segundo a fórmula de André Comte-Sponville (FERRY, Luc e Jerphagnon Lucien, título em português: A Tentação do Cristianismo, ed. Objetiva, 2009, p. 65)



Sábio é o homem sereno, como ensina Joanna de Ângelis, que é aquele que não luta em vão... A serenidade, a propósito, se conquista passo a passo e só se a consegue com esforço pessoal, a partir do momento que já se conscientiza daquilo que exatamente se deseja da vida... Notemos que não é do que se quer ter, mas de quem se quer ser...



Sábio... "O homem sábio é aquele que está desperto para a vida em todas as suas manifestações. A cada fenômeno da existência, ele dedica um reconhecimento emocional; seja o vento, que balança as árvores e as folhagens anunciando a chegada da chuva; seja a criança faminta que passa, carregando a miséria da fome e da falta de carinho; seja um copo d`água, que pode eliminar a sede ou beneficiar a planta, encerrada em um vaso"... (Abranches, Carlos Augusto, Vozes do Espírito, 3a ed., RJ, FEB, 2005)



... "O verdadeiro sábio é muito humilde, sabe que ignora um infinito em comparação com o pouco que aprendeu" ... (Braga, Ismael G., Elos doutrinários, 3a. ed., RJ, FEB, 1978, cap. 7).




É como dizia Horácio, em sua cérebre frase "CARPE DIEM"... que aproveitemos as oportunidades que a vida oferece, no momento em que elas aparecem-nos... aproveitar a vida, sem sofrer com antecipação com o futuro - o que não significa ignorar o futuro, a colheira obrigatória, não ser imprevidente com o futuro - e sem chorar eternamente por sofrimentos, perdas ou dores havidas no passado... Que não façamos nada por que nos arrepender hoje, não deixando de aproveitar as oportunidades abençoadas que Deus coloca em nossos caminhos... Que aproveitemos bem o livre-arbítrio... Que sejamos sábios na condução dos nossos destinos...



Sábio? Sabedoria e amor são as duas asas da alma, para o vôo supremo às esferas da Divindade"... (Dicionário da Alma, org. por Esmeralda C. Bittercourt, Autores Diversos, 5a. ed., RJ, FEB, 2004).



Sábio? Sabedoria é viver segundo nos ensinou JESUS, amando-nos uns aos outros e exercitando este amor, demonstrando esta capacidade de amar, através da prática da caridade !


.(imagem coligida da internet - autoria desconhecida)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

PACIFICA SEMPRE...


.


Por muitas sejam as dores que te aflijam a alma, asserena-te na oração e pacifica os quadros da própria luta.

Se alguém te fere, pacifica desculpando.

Se alguém te menospreza, pacifica entendendo.

Se alguém te irrita, pacifica silenciando.

O perdão e o trabalho, a compreensão e a humildade são as vozes inarticuladas de
tua
própria defesa.

Golpes e golpes são feridas e mais feridas.

Violência com violência somam loucura.

Não ergas o braço para bater, nem abras o verbo para humilhar.

Diante de toda perturbação, cala e espera, ajudando sempre.

O tempo sazona o fruto verde, altera a feição do charco, amolece o rochedo e cobre o
ramo fanado de novas flores.

Censura é clima de fel.

Azedume é princípio de maldição.

Onde estiveres, pacifica.

Seja qual for a ofensa, pacifica.

E perceberás, por fim, que a paz do mundo é dom de Deus, começando de ti.

(EMMANUEL)

--
(colaboração de Patrícia Mello, a quem agradecemos)
.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

PERDOAI AS NOSSAS DÍVIDAS...



... "Quando pronunciamos as palavras “perdoa as nossas dividas, assim como perdoamos aos nossos devedores”, não apenas estamos à espera do benefício para o nosso coração e para a nossa consciência, mas estamos igualmente assumindo o compromisso de desculpar os que nos ofendem.

Todos possuímos a tendência de observar com evasivas os grandes defeitos que existem em nós, reprovando, entretanto, sem exame, pequeninas faltas alheias.

Por isso mesmo Jesus, em nos ensinando a orar, recomendou-nos esquecer qualquer mágoa que alguém nos tenha causado.

Se não oferecermos repouso à mente do próximo, como poderemos aguardar o descanso para os nossos, pensamentos?

Será justo conservar todo o pão, em nossa casa, deixando a fome aniquilar a residência do vizinho?

A paz é também alimento da alma, e, se desejamos tranqüilidade para nós, não nos esqueçamos do entendimento e da harmonia que devemos aos demais.

Quando pedirmos a tolerância do Pai Celeste em nosso favor, lembremo-nos também de ajudar aos outros com a nossa tolerância.

Auxiliemos sempre.

Se o Senhor pode suportar-nos e perdoar-nos, concedendo-nos constantemente novas e abençoadas oportunidades de retificação, aprendamos, igualmente, a espalhar a compreensão e o amor, em benefício dos que nos cercam" ... (FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, ditado pelo Espírito MEIMEI; in Pai Nosso, 19a. ed., Feb, 1999).

===================


(Colaboração de Sandra A., a quem agradecemos)




.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011