segunda-feira, 30 de abril de 2012

"Não se acostume com o que não o faz feliz", na poesia de Fernando Pessoa





 - NÃO SE ACOSTUME COM O QUE NÃO O FAZ FELIZ - 


... "ALAGUE SEU CORAÇÃO DE ESPERANÇAS, 
MAS NÃO DEIXE QUE ELE SE AFOGUE NELAS.


SE ACHAR QUE PRECISA VOLTAR, VOLTE !


SE PERCEBER QUE PRECISA SEGUIR, SIGA !


SE ESTIVER TUDO ERRADO, COMECE NOVAMENTE.


SE ESTIVER TUDO CERTO, CONTINUE.


SE SENTIR SAUDADES, MATE-A.


SE PERDER UM AMOR, NÃO SE PERCA !


SE O ACHAR, SEGURE-O"


(FERNANDO PESSOA)


------------


Alguns diriam algo do tipo "- A felicidade não é para mim"... Mas a felicidade, como não é algo que se compra ou que se torne propriedade nossa, está livre e ao alcance de todos... 


Mas há os que embora digam que lutam pela felicidade realmente "não querem ser felizes", pois precisam deixar as outras pessoas sempre atentas sobre o que farão, há pessoas que chamam a atenção, há os que precisam de eternas "muletas" emocionais, que vivem "doentes" porque acham que assim "alguém se preocupa com elas" etc


Todos tem o direito de se sentir felizes, mas há os que não querem. Paradoxo, mas verdadeiro. Do mesmo modo já se disse que Jesus podia curar qualquer doença, mas não qualquer doente...


É necessário, portanto, que façamos a nossa parte, como boa atitude diante da família, do trabalho, do mundo... 


Na verdade, como algo que não se pode tocar ou ter e esconder, mas sentir, a felicidade está perto de nós e tanto que as vezes a sentimos sem saber e só a valorizamos quando a perdemos (quem nunca falou algo do tipo "- Eu era feliz e não sabia"? 




.


A felicidade está em acordar para um novo dia e em conseguir dormir após a missão cumprida. Está num abraço amigo, no brilho do olhar na criança, no sorriso espontâneo (a propósito, já se lembrou de sorrir hoje?!), no inesperado gesto de carinho de alguém, no sol que brilha e nos aquece... Se perguntares a quem sente frio nas madrugadas dormindo embaixo de uma marquise ele diria que ficaria "feliz" com um cobertor quentinho... Pois é... 


Se nosso coração se transforma, se somos menos exigentes e nos abrimos a perceber o mundo vivo a nossa volta, seremos capazes de nos sentir mais leves e, a partir daí, mais atentos aos pequenos - mas inesquecíveis - momentos de felicidade... 


E, afinal de contas, que os nossos aparentes "pequenos" momentos de sentimentos felizes sejam sempre e cada vez mais de "grande felicidade"...


Paz!






 (imagem coligida da internet - autoria desconhecida)

sexta-feira, 27 de abril de 2012

ANENCEFALIA - JOANNA DE ÂNGELIS (POR DIVALDO P. FRANCO)
























ANENCEFALIA


"Nada no Universo ocorre como fenômeno caótico, resultado de alguma desordem que nele predomine. O que parece casual, destrutivo, é sempre efeito de uma programação transcendente, que objetiva a ordem, a harmonia.

De igual maneira, nos destinos humanos sempre vige a Lei de Causa e Efeito, como responsável legítima por todas as ocorrências, por mais diversificadas apresentem-se.
O Espírito progride através das experiências que lhe facultam desenvolver o conhecimento intelectual enquanto lapida as impurezas morais primitivas, transformando-as em emoções relevantes e libertadoras.


Agindo sob o impacto das tendências que nele jazem, fruto que são de vivências anteriores, elabora, inconscientemente, o programa a que se deve submeter na sucessão do tempo futuro.


Harmonia emocional, equilíbrio mental, saúde orgânica ou o seu inverso, em forma de transtornos de vária denominação, fazem-se ocorrência natural dessa elaborada e transata proposta evolutiva.


Todos experimentam, inevitavelmente, as consequências dos seus pensamentos, que são responsáveis pelas suas manifestações verbais e realizações exteriores.


Sentindo, intimamente, a presença de Deus, a convivência social e as imposições educacionais, criam condicionamentos que, infelizmente, em incontáveis indivíduos dão lugar às dúvidas atrozes em torno da sua origem espiritual, da sua imortalidade.


Mesmo quando se vincula a alguma doutrina religiosa, com as exceções compreensíveis, o comportamento moral permanece materialista, utilitarista, atado às paixões defluentes do egotismo.


Não fosse assim, e decerto, muitos benefícios adviriam da convicção espiritual, que sempre define as condutas saudáveis, por constituírem motivos de elevação, defluentes do dever e da razão.


Na falta desse equilíbrio, adota-se atitude de rebeldia, quando não se encontra satisfeito com a sucessão dos acontecimentos tidos como frustrantes, perturbadores, infelizes…


Desequipado de conteúdos superiores que proporcionam a autoconfiança, o otimismo, a esperança, essa revolta, estimulada pelo primarismo que ainda jaz no ser, trabalhando em favor do egoísmo, sempre transfere a responsabilidade dos sofrimentos, dos insucessos momentâneos aos outros, às circunstâncias ditas aziagas, que consideram injustas e, dominados pelo desespero fogem através de mecanismos derrotistas e infelizes que mais o degrada, entre os quais o nefando suicídio.


Na imensa gama de instrumentos utilizados para o autocídio, o que é praticado por armas de fogo ou mediante quedas espetaculares de edifícios, de abismos, desarticula o cérebro físico e praticamente o aniquila…


Não ficariam aí, porém, os danos perpetrados, alcançando os delicados tecidos do corpo perispiritual, que se encarregará de compor os futuros aparelhos materiais para o prosseguimento da jornada de evolução.


* * * * * *


É inevitável o renascimento daquele que assim buscou a extinção da vida, portando degenerescências físicas e mentais, particularmente a anencefalia.


Muitos desses assim considerados, no entanto, não são totalmente destituídos do órgão cerebral.


Há, desse modo, anencéfalos e anencéfalos.


Expressivo número de anencéfalos preserva o cérebro primitivo ou reptiliano, o diencéfalo e as raízes do núcleo neural que se vincula ao sistema nervoso central…


Necessitam viver no corpo, mesmo que a fatalidade da morte após o renascimento, reconduza-os ao mundo espiritual.


Interromper-lhes o desenvolvimento no útero materno é crime hediondo em relação à vida. Têm vida sim, embora em padrões diferentes dos considerados normais pelo conhecimento genético atual…


Não se tratam de coisas conduzidas interiormente pela mulher, mas de filhos, que não puderam concluir a formação orgânica total, pois que são resultado da concepção, da união do espermatozoide com o óvulo.


Faltou na gestante o ácido fólico, que se tornou responsável pela ocorrência terrível.
Sucede, porém, que a genitora igualmente não é vítima de injustiça divina ou da espúria Lei do Acaso, pois que foi corresponsável pelo suicídio daquele Espírito que agora a busca para juntos conseguirem o inadiável processo de reparação do crime, de recuperação da paz e do equilíbrio antes destruído.


Quando as legislações desvairam e descriminam o aborto do anencéfalo, facilitando a sua aplicação, a sociedade caminha, a passos largos, para a legitimação de todas as formas cruéis de abortamento.


… E quando a humanidade mata o feto, prepara-se para outros hediondos crimes que a cultura, a ética e a civilização já deveriam haver eliminado no vasto processo de crescimento intelecto-moral.


Todos os recentes governos ditatoriais e arbitrários iniciaram as suas dominações extravagantes e terríveis, tornando o aborto legal e culminando, na sucessão do tempo, com os campos de extermínio de vidas sob o açodar dos mórbidos preconceitos de raça, de etnia, de religião, de política, de sociedade…


A morbidez atinge, desse modo, o clímax, quando a vida é desvalorizada e o ser humano torna-se descartável.


As loucuras eugênicas, em busca de seres humanos perfeitos, respondem por crueldades inimagináveis, desde as crianças que eram assassinadas quando nasciam com qualquer tipo de imperfeição, não servindo para as guerras, na cultura espartana, como as que ainda são atiradas aos rios, por portarem deficiências, para morrer por afogamento, em algumas tribos primitivas.


Qual, porém, a diferença entre a atitude da civilização grega e o primarismo selvagem desses clãs e a moderna conduta em relação ao anencéfalo?


O processo de evolução, no entanto, é inevitável, e os criminosos legais de hoje, recomeçarão, no futuro, em novas experiências reencarnacionistas, sofrendo a frieza do comportamento, aprendendo através do sofrimento a respeitar a vida…


* * * * * *


Compadece-te e ama o filhinho que se encontra no teu ventre, suplicando-te sem palavras a oportunidade de redimir-se.


Considera que se ele houvesse nascido bem formado e normal, apresentando depois algum problema de idiotia, de hebefrenia, de degenerescência, perdendo as funções intelectivas, motoras ou de outra natureza, como acontece amiúde, se também o matarias?


Se exercitares o aborto do anencéfalo hoje, amanhã pedirás também a eliminação legal do filhinho limitado, poupando-te o sofrimento como se alega no caso da anencefalia.


Aprende a viver dignamente agora, para que o teu seja um amanhã de bênçãos e de felicidade."


(Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, na reunião mediúnica de 11 de abril de 2012, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador, Bahia, em 14.4.2012)"

(fonte http://www.divaldofranco.com/mensagens.php, consulta em 27.4.2012, às 19:45 horas).

-----

Mensagem enviada por Marcy Mesquita, irmã da OEBM, a quem muito agradecemos)


imagem coligida da internet - autoria desconhecida

domingo, 22 de abril de 2012

O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE NÓS - A partir da leitura sobre DEUS, na bela e profunda simplicidade da poesia de Fernando Pessoa


.


..."se Deus é as flores e as árvores
E os montes e sol e o luar,
Então acredito nele,
Acredito nele a toda a hora,
E a minha vida é toda uma oração e uma missa,
E uma comunhão com os olhos e pelos ouvidos.

Mas se Deus é as árvores e as flores
E os montes e o luar e o sol,
Para que lhe chamo eu Deus?
Chamo-lhe flores e árvores e montes,
Se ele me aparece como sendo ávores e montes
E luar e sol e flores,
É que ele quer que eu o conheça
Como ávores e montes e flores e luar e sol."
(FERNANDO PESSOA, sob o pseudônimo de Alberto Caieiro)

-----------------------

SE TUDO É DE DEUS, ENTÃO DEUS SE FAZ PRESENTE EM TUDO O TEMPO TODO...
CADA FRAÇÃO DE TEMPO, É TEMPO DE DEUS... EM CADA ESTRELA QUE BRILHA, NO MOVIMENTO DE ROTAÇÃO DA TERRA, EM CADA GRÃO DE AREIA, EM CADA GOTA DO OCEANO...

... CADA INVOLUNTÁRIA RESPIRAÇÃO, QUE NEM SENTIMOS QUE FAZEMOS... CADA VEZ QUE PISCAM NOSSOS OLHOS... CADA VEZ QUE BATE O CORAÇÃO... TAMBÉM NÃO O VEMOS, MAS O SENTIMOS, O TEMPO TODO... NÓS PRECISAMOS DESSA CONEXÃO COM DEUS, PARA QUE NOS MANTENHAMOS PRÓXIMOS DA NOSSA ORIGEM
 E DO NOSSO DESTINO, DO NOSSO PLANO DE VIDA... 
DEUS NÃO ESTÁ NOS TEMPLOS, NAS PAREDES PINTADAS, NAS CATEDRAIS OU NOS CASTIGOS E NA IDÉIA DE PECADO, 
AFINAL "O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE NÓS" (LUCAS 17:20-21).



.

domingo, 15 de abril de 2012

O que desejamos? - para refletir

.



"APRENDIQUEDEVERÍAMOSSER GRATOS DEUSPORNÃONOSDARTUDOOQUE LHE PEDIMOS"(WILLIAM SHAKESPEARE)

.    Nos Evangelhos, Marcos (Cap XI, v. 24) disse "seja o que for que paçais na prece, crede que o obtereis e concedido vos será o que pedirdes".
     Mas será que sabemos pedir? Será que sabemos o que é que é bom para nós e para os demais? Será que pedimos pelo bem estar nosso ou dos nossos queridos ou pedimos o que a nossa vaidade, preconceito ou ignorância nos faz querer? Será que pedimos aquilo que nosso orgulho gostaria de ostentar perante outros? Será que pedimos pelo nosso desenvolvimento moral ou pela nossa ganância?
     Notemos que nossa limitação nos cega e que que a nossa ignorância nos deixa atordoados e confusos a ponto de não saber distinguir realmente o que nos é saudável e adequado e o que não é!
    Assim, percebamos com clareza de pensamentos e com humildade que a nossa prece deve conter o pedido das graças de que realmente necessitamos, não sendo digno pedir, por exemplo, que provas nossas sejam abreviadas, pois é necessário que as vençamos e que possamos aprender com tudo o que nos acontece, para o nosso progresso espiritual e desenvolvimento moral. Aliás, quantas vezes pedimos pelo nosso próprio desenvolvimento moral? Pois é...
    Por fim, para o propósito deste breve estudo, consideremos que na bela oração do PAI NOSSO falamos repetidamente "seja feita a vossa vontade", demonstrando resignação e confiança na benevolência de Deus, inclusive implicitamente externando a ideia de que os nossos desejos pequenos, muitas das vezes desviados até dos melhores propósitos etc, como dito linhas acima, não sejam considerados senão em confronto com a vontade Sua e com os desígnios da Sua Obra...
Graças a Deus!



quinta-feira, 5 de abril de 2012

DEUS ESTÁ EM NÓS...






















.
"Jesus disse: Se vossos guias vos disserem: ‘o reino está no céu', então as aves vos precederam; se vos disserem que está no mar, então os peixes vos precederam. 
Mas o reino está dentro de vós, e também fora de vós. Se vos conhecerdes, sereis conhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo" ...

(EVANGELHO DE TOMÉ)


Nota 1 - As palavras acima constam da tradução feita pelo professor e filósofo Huberto Rohden com base no texto francês de Phillipe de Suarez, este com base nos manuscritos originais, em língua copta.


Nota 2 - O Evangelho de Tomé é um dos chamsdos livros (na verdade fragmentos de papiro) que, em dezembro de 1945, foram encontrados por beduínos próximos ao local onde hoje se situa a cidade de Nag Hammadi, conhecida como a biblioteca copta de Nag Hammadi. Estes textos foram descobertos cerca de dois anos antes de outra que é cohecida como Manuscritos do Mar Morto. Consta que os primeiros seriam de datas mais próximas ao tempo em que Jesus estaria na Terra, incluindo aí o chamado Evangelho de Tomé, coletânea de sentenças ditas pelo Mestre Jesus e que teriam sido compiladas por Judas Tomé, O Gêmeo. Consta que estes textos contém frases, sentenças ditas pelo Mestre aos seus discípulos.

PÁSCOA, LIBERTAÇÃO, MENSAGEM E SÍMBOLOS









FELIZ PÁSCOA  A TODOS !


Sobre a Páscoa, este blog publicou texto que ora reproduzimos, por entender ainda adequado na altura da sua mensagem. Basta clicar em http://ordembezerrademenezes-nit.blogspot.com.br/2011/04/pascoa-jesus-e-o-livre-arbitrio.html


Paz !

terça-feira, 3 de abril de 2012

DEUS NÃO TEM RELIGIÃO... QUEM TEM RELIGIÃO SÃO OS HOMENS !




DEUS NÃO TEM RELIGIÃO !


QUEM TEM RELIGIÃO SÃO OS HOMENS !


SE DEUS ESTÁ EM TODOS OS LUGARES, TODOS OS CAMINHOS LEVAM A DEUS !


LEMBREMO-NOS QUE O VERBO "AMAR" ESTÁ CONTIDO NOS DOIS MANDAMENTOS QUE RESUMEM TODA A LEI, COMO CONSTA EM MATEUS: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo semelhante a este é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Estes dois mandamentos resumem toda a lei e os profetas". (Mateus, XXII, 34-40. )


EXERCITEMOS NOSSA TOLERÂNCIA E NOSSO AMOR AO PRÓXIMO... 


TODOS SOMOS FILHOS DO MESMO DEUS DE AMOR...


QUE A PAZ E O AMOR ESTEJAM CONOSCO!


----------------------------------------------------------------------

"Meu Deus...


Ajuda-me a dizer a palavra da verdade na cara dos fortes e a nao mentir para obter o aplauso dos débeis.

Se me dás dinheiro, não tomes a minha felicidade, e se me dás forças, nao tires o meu raciocínio.

Se me dás exito, nao me tires a humildade; se me dás humildade, nao tires a minha dignidade. 

Ajuda-me a conhecer a outra face da realidade e nao me deixes acusar os meus adversários, apodando-os de traidores, porque nao partilham meu critério.

Ensina-me a amar os outros como amo a mim mesmo e a julgar-me como o faço com os outros.

Não me deixes embriagar com o êxito, quando o consigo, nem a desesperar, se fracasso.

Sobretudo, faz-me sempre recordar que o fracasso é a prova que antecede o êxito.

Ensina-me que a tolerância é o mais alto grau da força e que desejo de vingança é a primeira manifestação da debilidade. 

Se me despojas do dinheiro, deixe-me a esperança, e se me despojas do êxito, deixe-me a força de vontade para poder vencer o fracasso.

Se me despojas do dom da saúde deixa-me a graça da fé. Se causo dano a alguem, da-me a força da desculpa, e se alguem me causa dano, da-me a força do perdão e da clemência.

Meu Deus...
se me esquecer de Ti...
Tu nao Te esqueças de mim!" 
(GHANDI)

.

domingo, 1 de abril de 2012

Guerra de Torcidas em SP! Amar é respeitar ! Respeitar é aceitar que haja quem pense diferente!... Mensagem dos Evangelhos... Para refletir

   

   Todos vimos ou lemos sobre a guerra de torcidas que vem vitimando jovens em São Paulo! Lamentavelmente, centenas de jovens enfrentaram-se mais uma vez e, demonstrando sentimentos menores, deixaram marcas fatais em torno de um evento que deveria ser de alegria para todos os que iriam assistir ao jogo Palmeiras x Corinthians.


   Mas a intolerância e o preconceito não ocorrem apenas no futebol... Exemplos há em profusão e seria impossível enumerá-los aqui.      A propósito, tantas foram as guerras feitas pelos homens ao longo da história por motivos religiosos... tantas.


    Urge, portanto, considerar aqui que os textos dos evangelhos falam da Verdade e que esta não decorre da interpretação egoísta de um homem qualquer, do mesmo modo que não é exclusiva de uma religião...


    Nós todos, cristãos, temos a certeza de que Cristo vive e nos deixou o caminho para que possamos viver nossas vidas em plenitude e de acordo com Sua mensagem, amando a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos ("AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODO O ENTENDIMENTO", Mt 22,37).

   Mas como vivenciar, como colocar em prática essa maravilhosa mensagem? Segundo Paulo, na I Epístola aos Coríntios, IV:20 ("Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude"), em atos, em gestos, em doação, em entrega, em respeito, em tolerância, em compreensão etc 


      Com isso, "amar a Deus" significa e muito a capacidade de respeitar os demais seres humanos, como iguais!   




    E respeitar não é desprezar, não é fingir e não é se indiferente! 


     Respeitar é aceitar que haja quem pense diferente!  Respeitar é tolerar!   Respeitar é amar!


      E amar a Deus e ao próximo não tem nenhuma relação com qualquer exterioridade ou gesto, não significando se vestir de um ou de outro modo, não significa se identificar com quem torça por este ou por aquele time e desprezar ou odiar os demais, tanto quanto não significa tolerar os que pensam iguais do ponto de vista religioso e atacar como inimigos quem eventualmente pense diferente... !


     Temos que compreender que, assim como as impressões digitais, cada ser humano difere do outro embora seja ao mesmo tempo igual! Temos uma identidade, uma individualidade, um livre arbítrio, mas temos um "coletivo", uma egrégora a nos unir... Somos dependentes dos outros e independentes para decidir como agir... Temos o livre-arbítrio... Podemos ou não adotar esta roupa ou aquela, este corte de cabelo ou aquele, este ou aquele ritual, do mesmo modo que podemos agir desta ou daquela forma, mas não podemos condenar ninguém (lembra-se do "atirar a primeira pedra"?), muito menos por preconceito ou desconhecimento ... O que importa, verdadeiramente, é agir e colocar em prática os Seus ensinamentos, fazendo ao próximo o que desejamos para nós mesmos!
----
Paz!



(imagems coligidas da internet - autoria desconhecida)

Felicidade?














"A felicidade


é como perfume...


Quando você o passa nos outros


Fica um pouco do cheiro em suas mãos"


(imagem coligida da internet - autoria desconhecida)

Nossa felicidade

.













"A


nossa felicidade


será naturalmente proporcional


à felicidade que fizermos


aos outros"
(Allan Kardec)