domingo, 24 de abril de 2011

PÁSCOA E LIBERTAÇÃO





A palavra PÁSCOA deriva do hebraico "pessakh", com o significado de passar, superar, passar por cima: de "passakh".

A palavra lembra a libertação do cativeiro do egito, bela passagem dos evangelhos, cheia de simbolismos, quando as casas dos hebreus foram poupadas (Êx, 12:11-27).

A Páscoa cristã coincide com a dos hebreus, mas não com relação ao calendário e sim acerca do significado, visto que Jesus ressuscitou na Páscoa.

Entedamos a Páscoa como a data que marca a libertação do jugo humano, como o símbolo da libertação espiritual, visto que a ressurreição demonstrou que a morte inexiste em essência, já que a vida continua no mundo espiritual...

Notemos que tanto o sangue aspergido do cordeiro pascal quanto o sangue de Jesus derramado siginificam libertação, tanto material quanto espiritual.

Aliás, já ouvimos chamar Jesus de "o Cordeiro de Deus" e isso porque os carneiros eram utilizados nos sacrifícios (Gn, 4:4; 22:7) e considerou-se o sacrifício de Jesus, por toda a humanidade, como o maior de todos... Aliás, lembremos que, para os sacrifícios, o cordeiro deveria não ter defeitos e o Cristo Jesus não os tinha, sendo o "cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (jO, 1:29, 36)... A idéia simbólica indica a grande pureza de Jesus.


E quanto à libertação, voltamos a dizer que a doutrina espírita é absolutamente libertadora, inclusive por conta da idéia do "livre arbítrio": somos livres para fazer o que quisermos mas com responsabilidade por todas as consequências.

Aliás, a grande idéia da "libertação" contida na simbologia da Páscoa nos exige uma reflexão: a de nos libertarmos dos medos, da opressão, das causas que anulam nossa individualidade e de lutarmos para ter a vida cada vez mais livre (que tenhamos as rédeas dos nossos destinos!) para que nessa liberdade possamos assumir nossos compromissos com os nossos destinos e com os destinos dos "próximos"...

Que possamos comemorar a Páscoa "TODOS OS DIAS", renovando nossa fé, nossos gestos e pensamentos e nossa libertação e nossa consciência...

Que comemoremos os eventos sociais, familiares sim, com alegria e pureza no coração, mas que não nos deixemos levar pelas aparências e nos preocupemos com o conteúdo das sagradas escrituras quando falam em libertação e renovação! Que possamos agir, na Páscoa, com a mesma forma altaneira com que devemos agir no Natal (a respeito, convém consultar neste blog: http://ordembezerrademenezes-nit.blogspot.com/2010/12/n-t-l-nasce-jesus-simbologia-e.html )


Curiosidades:

- Ovos de Páscoa:

Consta que no passado os Egípcios comemoravam com ovos coloridos a chegada da primavera. Na antiga roma as mulhere
s casavam e levavam consigo um ovo colorido; os Russos, no Séc. X, também se serviam dos ovos coloridos: os hebreus comiam ovos cozidos; os chineses também alimentavam a idéia dos ovos coloridos, simbolizando fartura; os celtas presenteavam amigos com ovo vermelho, pintado com a cor que simbolizava o sangue de Jesus...

(jóia artística Russa)
Esses ovos, portanto, simbolizavam a vida, o nascimento...

(ovos de galinha, pintados)
Com o tempo, transformou-se a prática mas a idéia de renascimento ou ressurreição foi adotada pelos primeiros cristãos. Tais ovos não eram, em geral, comestíveis, mas alegóricos... Os ovos comestíveis, tais quais hoje conhecemos, feitos de chocolate, são bem recentes, surgidos por volta do Século XIX, mas trazem consigo essa mesma idéia conceitual de renovação, de libertação, de vida !

- Coelho da Páscoa:

E o coelho? Alguém tem dúvida de que simboliza a "fertilidade"!?

No antigo Egito, portanto bem antes do Cristianismo, por sua grande fecundidade, o coelho simbolizava a "fertilidade"... Para os povos celtas, as lebres (e não os coelhos) simbolizavam a fertilidade e a "renovação"... A lebre de "Eostre" pode ser vista na lua cheia e estava associada, portanto, às deusas lunares pagãs, da fertilidade e daí, surgiram comemorações indicadoras da fertilidade, da renovação, do nascimento, da vida, que depois se incorporaram à idéia da Páscoa da tradição Judaico/Cristã (Easter, em inglês; Ostem, em alemão).

Assim, tanto quanto o "ovo", o coelho também simboliza a vida, o nascimento e o renascimento.


==================================================



Fonte:

- Teologia Espírita, de L. Palhano Jr, ed. Celd, p. 262/263 e 153/154.

- Wikipedia - sobre a Páscoa: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa





.................... imagens coligidas da internet; autoria desconhecida...........



.

6 comentários:

  1. Boa noite. Adorei ler o texto.

    ResponderExcluir
  2. PÁSCOA: quanto o comércio ganha pelos desvios dos homens que só se prendem às aparências e com os almoços, ovos de páscoa de chocolates (cada vez mais CAROS) e coisas assim. QUantos momentos em que orações poderiam ser feitas e que são desperdiçados com frivolidades. Até que enfim um texto que não nos afasta dos convívios entre os amigos fraternos e familiares, mas que nos chama a atenção de modo lúdico e saudável para a verdadeira Páscoa. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto sobre a verdadeira PÁSCOA, muito além dos ovos de chocolate.
    Maravilha!

    ResponderExcluir
  4. APRENDI MUITO. ADOREI.

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Estava pesquisando na internet sobre os símbolos cristãos e aqhei essa postagem
    Gostei muito

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.