sexta-feira, 5 de agosto de 2011

QUEM É SÁBIO?



Sábio, em resumo ao pensamento de Sêneca, é aquele que não deixa de viver plenamente o presente, por não estar preso em pensamentos quanto ao seu futuro na Terra e nem por ficar se lamentando pelo seu passado... Nesta linha de pensamento, é preciso que desconfiemos das miragens do futuro, tanto quanto das tristes paixões do passado... !



Sábio, é aquele que consegue lamentar um pouco menos, esperar um pouco menos e amar um pouco mais, segundo a fórmula de André Comte-Sponville (FERRY, Luc e Jerphagnon Lucien, título em português: A Tentação do Cristianismo, ed. Objetiva, 2009, p. 65)



Sábio é o homem sereno, como ensina Joanna de Ângelis, que é aquele que não luta em vão... A serenidade, a propósito, se conquista passo a passo e só se a consegue com esforço pessoal, a partir do momento que já se conscientiza daquilo que exatamente se deseja da vida... Notemos que não é do que se quer ter, mas de quem se quer ser...



Sábio... "O homem sábio é aquele que está desperto para a vida em todas as suas manifestações. A cada fenômeno da existência, ele dedica um reconhecimento emocional; seja o vento, que balança as árvores e as folhagens anunciando a chegada da chuva; seja a criança faminta que passa, carregando a miséria da fome e da falta de carinho; seja um copo d`água, que pode eliminar a sede ou beneficiar a planta, encerrada em um vaso"... (Abranches, Carlos Augusto, Vozes do Espírito, 3a ed., RJ, FEB, 2005)



... "O verdadeiro sábio é muito humilde, sabe que ignora um infinito em comparação com o pouco que aprendeu" ... (Braga, Ismael G., Elos doutrinários, 3a. ed., RJ, FEB, 1978, cap. 7).




É como dizia Horácio, em sua cérebre frase "CARPE DIEM"... que aproveitemos as oportunidades que a vida oferece, no momento em que elas aparecem-nos... aproveitar a vida, sem sofrer com antecipação com o futuro - o que não significa ignorar o futuro, a colheira obrigatória, não ser imprevidente com o futuro - e sem chorar eternamente por sofrimentos, perdas ou dores havidas no passado... Que não façamos nada por que nos arrepender hoje, não deixando de aproveitar as oportunidades abençoadas que Deus coloca em nossos caminhos... Que aproveitemos bem o livre-arbítrio... Que sejamos sábios na condução dos nossos destinos...



Sábio? Sabedoria e amor são as duas asas da alma, para o vôo supremo às esferas da Divindade"... (Dicionário da Alma, org. por Esmeralda C. Bittercourt, Autores Diversos, 5a. ed., RJ, FEB, 2004).



Sábio? Sabedoria é viver segundo nos ensinou JESUS, amando-nos uns aos outros e exercitando este amor, demonstrando esta capacidade de amar, através da prática da caridade !


.(imagem coligida da internet - autoria desconhecida)

2 comentários:

  1. Leva-nos à reflexão. Sábio é quem s-e-n-t-e o que pensa e não quem pensa que sabe de algo.

    ResponderExcluir
  2. SÁBIO É QUEM AMA E SE DEIXA AMAR.

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.