terça-feira, 15 de novembro de 2011

Quem é meu próximo? "Tudo o que vive é teu próximo" (Gandhi)


Devemos amar o próximo como amamos a nós mesmos... Amar? Amar é respeitar, compreender, ajudar, auxiliar, ouvir, afagar, acolher, abraçar, fazer sorrir, enxugar lágrimas etc é respeitar a individualidade, as diferenças, as escolhas, os hábitos...




Mas quem é o próximo?





Gandhi
disse de forma muito simples, mas profundamente filosófica e inteligente, que "TUDO O QUE VIVE É TEU PRÓXIMO" (citado em O Pensamento Vivo de Gandhi, ed. Martin Claret, São Paulo, 1986, p. 20).




Capaz de amar incondicionalmente, Chico Xavier, num exercício da sua extrema e altaneira sensibilidade e compreensão do que é o fenômeno da vida, em gesto praticou aquilo que Gandhi traduziu na frase acima citada, quando conversou com formigas que atacavam horta onde cultivava-se verduras para o sopão, recomendando e solicitando que fossem embora, para que não se tivesse de utilizar de medida mais extrema (uso de produtos químicos) e elas, as formigas, no dia seguinte foram-se embora, só ficando uma, "a subversiva", como descrevera (citado às fls. 167, do livro "As Vidas de Chico Xavier, de Marcel SOuto Maior, ed. Planeta, 2003)




Uma forma interessante de medirmos nossa própria atuação é refletir sobre o que Nietzche escreveu (como citado por Brian L. Weiss, in Só o Amor é Real, Ed. Salamandra, Rio de Janeiro, 1996): ... "Deves viver de modo a poderes desejar viver novamente - esse é o teu dever - pois, de qualquer forma, viverás novamente"...



Interessante notar que fazer ao próximo o que desejamos para nós não é apenas uma regra de conduta moral importante para os que seguem Jesus e seus sábios ensinamentos, pois encontramos a mesma idéia noutras religiões, como, dentre tantas, aquelas que adiante citamos:



Confucionismo – “Não faças aos outros aquilo que não queres que eles te façam”.


Judaísmo – “Nâo faças ao teu semelhante aquilo que para ti mesmo é doloroso”


Hinduísmo – “Não faças aos outros aquilo que, se a ti fosse feito, causar-te-ia dor”


Budismo – “De cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar seua amigos e dependentes: com generosidade, cortesia, benevolência, dando o que deles espera receber e sendo tão fiel quanto à sua própria palavra”


Islamismo – “Ninguém pode ser um crente até que ame o seu irmão como a si mesmo”.



Que possamos viver, pois, com o coração leve e bem sintonizados com as melhores vibrações para com os que nos cercam. Lembremo-nos, por fim, que “é dando que se recebe”...



Que todos os homens se vejam como iguais.



Paz.







(imagens coligidas da internet - autoria desconhecida)

2 comentários:

  1. LINDA A MENSAGEM DA LIGAÇÃO ENTRE TODAS AS CRIATURAS VIVAS E A ESSÊNCIA DA CRIAÇÃO, QUE ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS SERES ANIMADOS !
    O SER HUMANO PARECE QUE SE ESQUECE DE QUE PRECISA VIVER NA TERRA DO MODO MAIS HARMONICO POSSÍVEL COM TODOS OS DEMAIS SERES.

    ResponderExcluir
  2. ACRESCENTANDO. AS VEZES É MAIS FACIL CONVIVER COM AMOR PURO E INCONDICIONAL COM UM ANIMAL DO QUE COM CERTOS SERES COM FORMA HUMANA, QUE SÃO EGOISTAS ETC

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.