terça-feira, 3 de janeiro de 2012

POBRE É QUEM TEM APENAS DESEJOS MATERIAIS



Muito se fala sobre quem é "pobre de espírito" e o evangelho tem longa passagem a respeito... Mas o genial Leonardo da Vinci nos ajuda a entender a essência da idéia quando fala que "POBRE É TODO AQUELE QUE TEM APENAS DESEJOS MATERIAIS" (in O Pensamento Vivo de Da Vinci, ed. Martin Claret, São Paulo, 1986, p. 10).


Não se trata de deixarmos de ter propósitos de melhoria nos vários setores das nossas vidas, de não querermos o melhor para nós e/ou para nossa família ou de não buscarmos estudar mais, aprender coisas novas ou nos aprimorar e lutar por melhor emprego, um aparelho de tv novo, um novo carro, uma roupa nova... Devemos desfrutar de melhorar e progredir em todos os campos das nossas vidas, mas não devemos deixar que a busca por esse progresso corresponda a uma dependência dos bens materiais e um afastamento das verdades espirituais, do nosso progresso espiritual, do nosso crescimento espiritual...


No mesmo rumo de idéias, Picasso disse que concordava com o genial personagem de Cervantes, o definitivo Dom Quixote, dizendo que também pensava que o seu repouso "é a batalha" (Picasso, O Pensamento Vivo, ed. Martin Claret, São Paulo, 1986, p. 50).


Devemos usar ao máximo as nossas potencialidades, as nossas qualidades, para o progresso da humanidade, em todos os setores, seja nas orações, na caridade, nas artes e em qualquer atividade profissional... Todos nos beneficiamos da conduta de cada indivíduo...


Fiquemos, pois, com as reflexões que a respeito Huberto Rhoden nos deve provocar:


... "O profano abusa do mundo, porque o considera um fim em si mesmo; o asceta recusa o mundo, não o considerando nem como um fim nem como um meio; e o verdadeiro iniciado usa o mundo como um meio para alcançar um fim supremo" (Rhoden, Huberto, O Pensamento Vivo, ed. Martin Claret, São Paulo, 1986, 107)


Paz !




.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.