sábado, 22 de dezembro de 2012

NATAL TODOS OS DIAS!







Natal todos os dias!


Fácil perceber como as pessoas manifestam-se mais solidárias, amigas e sorridentes na época do Natal. Há uma boa vontade geral no ar, inspirada por uma vibração ímpar... 

Para muitos o Natal é época de mera troca de presentes mas, para muitos corações, é apenas mais um dia de se simbolicamente comemorarmos o nascimento do Cristo.

Jesus não merece ser festejado apenas em  um dia do ano!

Devemos nos esforçar e nos aprimorar para que comemoremos Jesus em nós todos os dias de nossas vidas, fazendo com que diariamente tenhamos comportamento condizente com Seu exemplo maior e com que nos relacionemos com as outras pessoas do mesmo modo com que desejamos que nos tratassem: com amor, respeito, carinho, compaixão, tolerância e benevolência.

Que nós estejamos com Jesus todos os dias de nossas vidas do mesmo modo que ele está em nós.

Que comemoremos o nascimento de Jesus em nós diariamente e ao mesmo tempo que sejamos capazes de comemorar em nós, em todas as frações de tempo, a nossa virtude e capacidade de renascer a cada amanhecer melhores e mais próximos do Seu exemplo de Vida em Amor.

FELIZ NATAL!

----------------------------------------------------------

A propósito, permitimo-nos reproduzir aqui trecho de texto antes publicado neste blog (Fonte: http://ordembezerrademenezes-nit.blogspot.com.br/2010/12/n-t-l-nasce-jesus-simbologia-e.htmlsobre o Natal e alguns dos seus símbolos exteriores:

"SIMBOLOS NATALINOS - CONSIDERAÇÕES


Como é uma data simbólica para tal augusta comemoração, fomentada pela Igreja e fiéis, fortaleceu-se com símbolos vindos de origens diversas, dentre os quais a árvore de Natal, o Presépio e o Papai Noel.

Árvore    de    Natal:
Consta que a árvore de Natal é de origem alemã. Martinho Lutero teria sido o primeiro a utilizá-la, em idos de 1.530.
A respeito consta: ... Mas faltava-lhe algo que pudesse contrapor à missa do galo dos católicos. Certa vez, numa daqueles terríveis noites geladas da Alemanha, nas proximidades do Natal, ao retornar para casa Lutero encantou-se com a paisagem. Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado, pareceu-lhe infinitos diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou-o num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Em seguida, arrumou uns papeluchos coloridos para enfeitá-lo um pouco mais. Pronto, era aquilo que ele virá lá fora. Todos se afastaram e ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a Árvore de Natal.”...(trecho transcrito dehttp://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/2002/12/23/000.htm- destacamos).
Devemos anotar que na Alemanha havia o “Carvalho Sagrado”, de forte simbologia e que de algum modo poderia ter subjetivamente influenciado no surgimento da Árvore de Natal (inhttp://prlcmenegatte.blogspot.com/ - n.g.).

Presépio

O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montarpresépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. “ (fontehttp://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm - n.g.).
Aqui se tem uma forte simbologia, porquanto a Manjedoura revela a humildade e simplicidade...
De fato, sendo pobres, a família tinha consigo animais dentro da casa, hábito do seu tempo. Mas, símbolos de humildade há em profusão em Sua iluminada jornada entre nós.

Papai Noel:
Papai Noel é figura que, com nomes diferentes mas com características similares, aparece em várias culturas.
A lenda pode ter se baseado em parte em contos sobre a figura histórica de São Nicolau, mas há uma história quase idêntica e que é atribuída no folclore grego e bizantino a Basílio de Cesaréia (O Dia de São Basílio, 1º de janeiro, é considerado a época de troca de presentes na Grécia.). “O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispodeMira na Turquia, no século IV.Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitosmilagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.” ... “Enquanto São Nicolau era originalmente retratado com trajes de bispo, atualmente Papai Noel é geralmente retratado como um homem rechonchudo, alegre e debarba branca trajando um casaco vermelho com gola e punho de manga brancos, calças vermelhas de bainha branca, e cinto e botas de couro preto. Essa imagem se tornou popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência do caricaturista e cartunista político Thomas Nast. “ ... (http://pt.wikipedia.org/wiki/Papai_Noel - destacamos).

IMAGEM DISTORCIDA:

Pensamos que é de se lamentar que, aparentemente, os símbolos acabem se reduzindo a si e perdendo, aos olhos de alguns, aquilo que de bom queriam representar.
A vida cotidiana, corrida, acelerada, exaustiva e superficial acabou engolindo a sensibilidade e o senso crítico de muitos, servindo os símbolos mais para fomentar o aumento das vendas de produtos etc
Acabamos vítimas da propaganda exagerada, das imagens condicionadoras dos comportamentos da massa, mas que não percamos, nos momentos de mentalização e de oração, a essência da altaneira e bela mensagem do Natal."

SÍMBOLO DO NATAL

Falamos nos óbvios símbolos do Natal, pois com eles convivemos e não tem necessariamente nada de ruim, desde que nós não percamos a essência e a verdade que nos guia e ilumina a existência.

Lembremos de que não podemos servir a Deus e a Mamon..

Nessa linha, também não podemos nos perder no Maya ilusório... O que é e o que parece ser?! O que é verdadeiro e o que é ilusão?!

O Natal não é feito de símbolos e para os símbolos, mas de uma mensagem que não é meramente simbólica mas absolutamente pura e realmente essencial...

É pela essência dessa mensagem de amor, de salvação e de paz e renascimento que comemoramos o nascimento de Jesus.


PROFETAS O HAVIAM ANUNCIADO


Profetas, no passado, haviam previsto a chegada de Jesus. Consta, ainda, que aos pastores apareceu o Anjo do Senhor, que lhes disse: ... “Eis que eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo – Senhor, na cidade de Davi. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em faixas deitado numa manjedoura”(A História – A Bíblia, ed. Sextante, p. 294 – n.g.)
Na época predita veio ao o Salvador, aquele que nos tiraria os “pecados”. Mas houve quem não entendesse a grande mensagem do Salvador. Estes O esperavam como rei na Terra e não como rei espiritual (rei, mas não deste mundo).

UMA NOVA ERA

Nasce Jesus e uma nova era para a humanidade sofredora.
Os ensinamentos de Jesus devem servir para transformar toda a Humanidade.
É fácil perceber como o planeta se transformou com a Sua vinda. Até o calendário ocidenteal modificou-se e a outrora poderosa Roma, que combatia os seguidores de Cristo e que antes o levou à Cruz, acabou elevando o Cristianismo como a religião oficial.
Emmanuel nos deixou o pensamento de que, com Jesus começou uma era nova para o sentimento. Iluminados pela Divina influência, tendo todos como irmãos, à sensibilização do homem pelo seu semelhante, pela caridade, pelo melhor trato aos doentes, aleijados e desafortunados, a instituição de escolas evangelizadoras etc... (a repeito: CHICO XAVIER, in Roteiro; obra cit. em bibliografia).
E notemos que conquistadores e reis na Terra, como Alexandre o Grande e tantos, fizeram o seu apogeu enquanto vivos e sob a marcha dos exércitos e o sangue nas espadas...
Mas Jesus, o Cristo de Deus, marcou sua era mas não apenas, pois vive um apogeu diário !...
Cresce a cada dia o seu poder com mais corações e mente tocados pela excelsa verdade do seu Evangelho, da boa nova que nos trouxe, não sob o modo e sob a força dos reis desse mundo, mas com o amor, a mensagem da Verdade, a humildade, a paz e a caridade e com um exército de anjos benfazejos...
Sua imagem não era de força, mas de real Poder e de Amor e por isso ultrapassou todas as barreiras, de lugares, países e tempo !...
O Cristo Jesus marchou pela paz, pela salvação dos homens e pelo perdão dos pecados, marchou pelo amor incondicional, seguido por tantos e por cada vez mais a cada dia...
Não foi apenas um personagem de uma estória duma certa era, mas foi quem nos levou a viver como fihos de Deus a própria história da humanidade reescrita, fazendo-nos crer que não havia melhores ou escolhidos, mas que todos eram e são filhos do mesmo Deus.
Neste sentido, consta em CHICO XAVIER, in verbis: “Tu, entretanto, perdoando e amando, levantando e curando, modificaste a obra de todos os déspotas e legisladores que procediam do Egito e da Assíria, da Judéia e da Fenícia, da Grécia e de Roma, renovando o mundo inteiro. Não mobilizaste soldados, mas ensinaste a um punhado de homens valorosos a luminosa ciência do sacrifício e do amor. Não argumentaste com os reis e com os filósofos; entretanto, conversaste fraternalmente com algumas crianças e mulheres humildes, semeando a compreensão superior da vida no coração popular”. (CHICO XAVIER, obra citada – vide bibliografia).
Graças a Deus, por tudo!
Que todos - todos! - tenhamos um FELIZ NATAL ! ! !

-------------------------------------------------------
Obras consultadas:
PALHANO JR, L, in Teologia Espírita, Edições CELD, Rio de Janeiro, 2001, página 143 - n.g
CHICO XAVIER (FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER), Pontos e Contos, 4a. ed., Rio de Janeiro,FEB, 1978
CHICO XAVIER (FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER), Roteiro, pelo Espírito Emmanuel, 5a. ed. Rio de Janeiro, FEB, 1980.

CHICO XAVIER (FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER), Reportagens de Além-Túmulo, 6a ed., Rio de Janeiro, FEB, 1982.
SOBRINHO, ROSSANO, in A Bíblia Vista Com Outros Olhos, ed.Geec, 2008, p. 86
Internet:
a) Sobre Martinho Lutero e o surgimento da Árvore de Natal:http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/2002/12/23/000.htm
c) Sobre o Papai Noel: http://pt.wikipedia.org/wiki/Papai_Noel

(imagens coligidas da Internet; autoria desconhecida)




PAZ !

.

Um comentário:

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.