terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PRECE DE CÁRITAS - COMENTÁRIOS


   Prece de Cáritas, muito conhecida e de origem creditada à mensagem recebida pela Médium W. Krell, em França, na noite de Natal do ano de 1873 é mais que uma oração... Por isso e pela sua beleza e profundidade, ousamos aqui tecer comentários, numa tentativa de se compreender o quanto de sabedoria encerra.

=======================================


"DEUS, NOSSO PAI, QUE SOIS TODO PODER E BONDADE"

    Cáritas, aqui, como não poderia ser diferente, tem Deus como o pai, o criador, aquele que possui a semente original que "criou" tudo o que conhecemos e a vida tal qual a concebemos, em todos os planos existenciais. E Deus, onipotente, onipresente e onisciente, é pai de todos, indistintamente, possuidor do amor maior e mais puro, não um Deus pequeno na sua estatura moral (como alguns querem representar como vaidoso, vingativo ou guerreiro), obviamente, mas tão inefável e amoroso quanto todo o infinito universo que representa... O Deus, único e comum a todos os homens, não se identifica com uma doutrina em especial ou com dogmas criados por homens, mas se identifica com todos os seres humanos que deixem-se guiar pelo amor puro e incondicional em seus atos para com o próximo, ao mesmo tempo em que são capazes de se integrar á Sua dimensão maior de amor através da oração... Deus é todo poder, não daquele tipo de poder de cargos ou de representações próprias dos vaidosos homens, mas de um poder absolutamente incomparável e até mesmo incompreensível, uma "potestade" tão poderosa porque expressa num "poder do amor" e da bondade que representa.

'DAI FORÇA ÀQUELE QUE PASSA PELA PROVAÇÃO, DAI A LUZ ÁQUELE QUE PROCURA A VERDADE"


     Nesta passagem, a bela oração expressa seu amor a todos os seres humanos que enfrentam ocasionais dificuldades na sua existência e, aqui, ousamos dizer, em todas as dimensões, pois provações e superações acompanham o desenvolvimento do espírito, em todas as etapas. Também roga para que as coisas e acontecimentos se dêem de modo que os seres humanos consigam perceber a "verdade" que nos cerca a todo tempo, sem ilusões, sem o maya, sem nos desviarmos da senda do nosso desenvolvimento. Notemos, ainda, que do modo com que as palavras foram colocadas, respeita-se o livre-arbítrio de cada um, o nível de maturidade intelectual e nossa capacidade de nos sintonizarmos com o puro amor universal, ou seja, com Deus, pela força da nossa fé individual. Quando assim conseguimos agir, as pedras do caminho não são obstáculos intransponíveis, mas acabam se nos revelando úteis para o nosso caminhar, ora como peça de construção, ora como ferramenta, ora como banco de apoio para nosso descansar etc

"E PONDE NO CORAÇÃO DO HOMEM A COMPAIXÃO E A CARIDADE"

   Certos conceitos são próprios dos habitantes de certos países ou ermos lugarejos espalhados pelo mundo e o que nos parece exótico a outros é natural, contudo a capacidade de sentir compaixão e a caridade para consigo e com "o próximo" está ao alcance dos seres humanos, encarnados ou desencarnados. Tal conceito desafia as grades prisionais em que iludidos estão obsessores e outros espíritos vaidosos ou raivosos, que apesar das vibrações deletérias e de menor estatura são destinatários de uma bela oração onde se roga que a compaixão (tão nobre sentimento) lhes alcance o coração... E a caridade, para consigo (trazendo consigo, em nosso sentir, a autopiedade, ou seja, o autoperdão) e com o próximo...

"DEUS,  DAÍ AO VIAJOR A ESTRELA GUIA, AO AFLITO A CONSOLAÇÃO, AO DOENTE O REPOUSO "

    Estamos todos, encarnados ou não, como viajantes na longa jornada de aprendizado e de crescimento espiritual. Assim, comparados ao viajante (viajor!), a oração roga a Deus que se nos sinalize o caminho, o rumo certo, a senda pela qual possamos - respeitado o livre-arbítrio - bem prosseguir no nosso progresso e no caminho do bem. Que, assim, nos mantenhamos a cada fração de tempo e em cada passo sintonizados com Deus e sua onisciência.
    Interessante notar que aqui não se pede a abreviação de provas, importantes para o aprendizado, mas se pede para que os aflitos sejam (e sintam-se) consolados, para que os doentes encontrem repouso ... e convalescença no caminho da cura.

"PAI, DAI AO CULPADO O ARREPENDIMENTO, AO ESPÍRITO A VERDADE, À CRIANÇA O GUIA, AO ÓRFÃO O PAI"

    Aqui o que se pede a Deus é para que os culpados possam espiar a sua culpa e isso não depende de ninguém mais a não ser ao próprio. Implícito aqui o pedido para que o culpado possa se autoperdoar e assim eficazmente arrepender-se. Quanto amor encerrado em tão poucas palavras !
     Observemos que ao pedir a Deus que ao espírito se dê a verdade demonstra a necessidade de enfatizar que os espíritos, respeitado o livre-arbítrio, tenham indicações de qual caminho seguir no seu progresso e, talvez por isso, aqui há certa repetição da idéia antes expressada de se lhes dar "a luz"... Essa "verdade" não pode ser material, pequena, tangível, mas deve ser espiritual e imanente à verdade universal, ao progresso espiritual e à luz (talvez até, de certo modo, coincidindo em nosso sentir com o "mito da caverna" analisado por Platão).
     No mesmo sentido, pedir para que se dê à criança o guia e ao órfão o pai encerram algo além da materialidade e da imediatidade que aparentemente encerrariam as palavras criança e órfão. Pela profundidade da oração, é crível que aqui se busca alcançar os espíritos encarnados ou não que ainda se perdem pela ignorância à paixões e se afastam assim da grande família de amor... Conhecimento da "verdade", do seu papel no mundo, compreensão da consciência de que cada um tem suas provas, do livre-arbítrio, do amor encerrado no ciclo encarnatório e outros pontos fundamentais estão ao alcance de todos e que, portanto, o quanto antes forem alcançados e compreendidos melhor. De toda sorte, ainda que se dirigisse às crianças encarnadas e aos órfãos, ainda assim o amor revelado no pedido se mostra magnânimo e de admirável, para que não se perca do bom caminho nenhum ser humano, para que todos tenham o seu lugar na grande família...

"SENHOR, QUE A VOSSA BONDADE SE ESTENDA SOBRE TUDO O QUE CRIASTES".

    Aqui, bondade é um traço revelador do amor pleno e puro pois que vindo do Deus uno e indivisível que a tudo criou. Ora, se a tudo criou, a tudo estende o seu amor, pois que é o Deus de amor...

'PIEDADE, SENHOR, PARA AQUELES QUE NÃO VOS CONHECEM E ESPERANÇA PARA AQUELES QUE SOFREM"

    Interessante notar como se roga pelos jovens espiritualmente e pelos neófitos e incautos espíritos distraídos e iludidos e por isso perdidos ou afastados do bom caminho... Mais uma vez se roga pelo "próximo", para que este seja envolvido, portanto, no Amor de Deus, recuperado, orientado e guardado, respeitado, claro, o seu livre arbítrio.
    Já se rogou e tanto por terceiros perdidos, para que se lhes dê "luz", cura etc e aqui mais uma vez se roga a Deus pelos sofredores, para que tenham esperança, não vã sentimento, mas a esperança pela fé que é capaz de tudo, para que tenham resignação em seu sofrer, para que não esmoreçam, para que confiem pois se lhes apresentará auxílio espiritual para que haja um fim na ocasional jornada sofredora que enfrentam... Aliás, se Deus é amor, este haverá sempre de vencer e todo sofrer é, portanto, finito.

"QUE A VOSSA BONDADE PERMITA AOS ESPÍRITOS CONSOLADORES DERRAMAREM POR TODA A PARTE A PAZ, A ESPERANÇA E A FÉ"

      Muito se poderia falar sobre tal passagem, mas em essência mais uma vez se roga para que todos indistintamente sejam alcançados pela paz, pela esperança e pela fé e sem distinção de localidade terrena, sem distinção de credo, de religião, de origem étnica, de forma que tanto o esquimó quanto os das grandes cidades sejam alcançados e do mesmo modo - assim como os desencarnados.

"DEUS, UM RAIO, UMA CENTELHA DO VOSSO AMOR PODE ABRASAR A TERRA"

     Observemos que aqui novamente se vê Deus como amor, pois assim o é. E esse amor é tão grande que basta uma pequena fração, uma mera centelha, para muito aquecer a Terra. 

"DEIXAI-NOS BEBER NAS FONTES DESSA BONDADE FECUNDA E INFINITA"

    A humanidade amadurece e tem sede de conhecimento e aqui se pede a Deus para que se nos permita ter acesso à fonte desse amor que produz tantos derivativos e infinitamente e, acrescentaríamos, o tempo todo. A frase encerra o aplacar dessa sede de sabedoria e a idéia, pensamos, de que o gradativo aprendizado nos levará a uma fusão da nossa individualidade com a universalidade desse Amor de Deus.

"E TODAS AS LÁGRIMAS SECARÃO, TODAS AS DORES SE ACALMARÃO"

     Novo rogo pelos que sofrem e sofrem pela ignorância e incompreensão dos mecanismos de crescimento moral do espírito.

"UM SÓ CORAÇÃO, UM SÓ PENSAMENTO SUBIRÁ ATÉ VÓS, COMO UM GRITO DE RECONHECIMENTO E DE AMOR"

    Um grito não de desespero, mas da plenitude da satisfação pelo presente de fundir nossa individualidade com a universalidade de Deus (um só coração, simbolizando um só amor... um só pensamento, com a compreensão da verdade)...

"COMO MOISÉS SOBRE A MONTANHA, NÓS VOS ESPERAMOS DE BRAÇOS ABERTOS" 

    Moisés sobre a montanha representa simbolicamente um homem que está acima espiritualmente, mais maduro, mais evoluido espiritualmente... Seus braços abertos simbolizam a entrega, a certeza, a fé...

"Ó, PODER! Ó, BONDADE! Ó, BELEZA!, Ó, PERFEIÇÃO!"

     Expressões de louvor a Deus e representativas ao mesmo tempo do tipo de Amor de que se trata, amor que a tudo vence, amor que é toda a bondade e beleza (não a de signos externos, mas do interior do coração dos homens) ... por isso mesmo traços da perfeição de Deus.

"QUEREMOS FAZER-NOS MERECEDORES DA VOSSA MISERICÓRDIA"

   Nós, imperfeitos mas em evolução, reconhecemo-nos capazes de obrar, melhorar e progredir. Aqui rogamos sejamos capazes de não perder o foco evolutivo e de amar de verdade....

"DEUS, DAI-NOS A FORÇA DE AUXILIAR O PROGRESSO, A FIM DE SUBIRMOS ATÉ VÓS"

    A força aqui não é obviamente a física mas a força ligada às potencialidades da alma, do pensamento, do sentimento, pois o progresso em comento é o do espírito, na sua senda evolutiva (... "até subirmos até vós")... Aliás, o simbolismo de subir até Deus tem correspondentes na literatura e em textos religiosos, como a "Escada de Jacó"...

"DAI-NOS A CARIDADE PURA, DAI-NOS A FÉ E A RAZÃO"

    Mais uma vez a prece de Cáritas nos lembra que precisamos não nos desviar do caminho da verdade e do amor... Assim, somos advertidos de que, embora com o livre-arbítrio, precisamos de proteção e orientação para nos manter seguros da (e na) nossa fé e razão, para que não caiamos em ilusões, preconceitos e fanatismo... busquemos, assim, a paz e o amor na caridade pura e desinteressada...

"DAI-NOS A SIMPLICIDADE"

    Sem a simplicidade tudo se complica. Há gente que parece que busca tudo complicar no lugar de simplificar, iludidos que são. Aqui o "menos é mais"... Não precisamos de dogmas religiosos, vestimentas, intermediários entre Deus e espíritos (filhos seus) encarnados ou desencarnados... Não há espíritos mortos porque o que morre é o corpo e o espírito vive além da carne... Sabemos disso e compreendemos a idéia: para que complicar!? Noutro foco, na simplicidade não temos orgulho, ilusões, vaidades, cargos ou o que Michel Foucault chamava de "pequeno poder" a nos levar por vezes a abusos ou excessos que prejudicam a irmãos de caminhada ou a nós mesmos... A essência de Deus é amor. Simples assim.

"QUE FARÁ DE NOSSAS ALMAS UM ESPELHO ONDE SE DEVE REFLETIR A VOSSA DIVINA IMAGEM"

      Um espelho só reflete uma imagem se estiver limpo... Que nossas almas estejam limpas para corresponder à imagem de Amor de Deus, com sincronicidade com o Amor maior, com a verdade universal, com a sua "consciência divina".


================================


Paz!
in-bot� S c �� lign: justify;">

    Sem a simplicidade tudo se complica. Há gente que parece que busca tudo complicar no lugar de simplificar, iludidos que são. Aqui o "menos é mais"... Não precisamos de dogmas religiosos, vestimentas, intermediários entre Deus e espíritos (filhos seus) encarnados ou desencarnados... Não há espíritos mortos porque o que morre é o corpo e o espírito vive além da carne... Sabemos disso e compreendemos a idéia: para que complicar!? Noutro foco, na simplicidade não temos orgulho, ilusões, vaidades, cargos ou o que Michel Foucault chamava de "pequeno poder" a nos levar por vezes a abusos ou excessos que prejudicam a irmãos de caminhada ou a nós mesmos... A essência de Deus é amor. Simples assim.

"QUE FARÁ DE NOSSAS ALMAS UM ESPELHO ONDE SE DEVE REFLETIR A VOSSA DIVINA IMAGEM"

      Um espelho só reflete uma imagem se estiver limpo... Que nossas almas estejam limpas para corresponder à imagem de Amor de Deus, com sincronicidade com o Amor maior, com a verdade universal, com a sua "consciência divina".


================================


Paz!

(imagem coligida da internet - autoria desconhecida)

3 comentários:

  1. Essa é uma linda oração, minha conhecida há anos. Apesar disso eu não sabia das suas origens e sou obrigado a reconhecer que a interpretação feita ajuda a podermos compreender como é profunda e especial essa oração. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. NOSSA, QUE BACANA ISSO!!!!!!!!!!! AAAAAAAAAAADOREI.

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.