quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

RESPEITO À OPÇÃO RELIGIOSA

.


Há poucos dias a cantora Paula Fernandes declarou-se adepta do espiritismo e por isso passou a sofrer ataques de alguns seguimentos religiosos, inclusive com sugestões para que não mais suas músicas fossem ouvidas...

A cantora respondeu, através da sua assessoria de imprensa, que "o respeito é um exercício diário difundido pela Bíblia. Preconceito é algo que devemos evitar e, quem sabe, substituí-lo por conhecimento e compreensão."

Notemos que no livro Conduta Espírita (Waldo Vieira, pelo espírito André Luiz, ed FEB) consta que "em hipótese alguma admite atacar religião de quem quer que seja. Respeita a liberdade de credo do próximo porque, além disso ser um direito constitucional de uma nação é um direito humano" ...

A propósito, Divaldo Franco, em entrevista concedida à Revista Cristã do Espiritismo (in http://www.rcespiritismo.com.br), nos disse que "o espiritismo assenta suas bases na estrutura de todas as religiões: Deus, imortalidade da alma, justiça divina, caridade, amor... Face aos diferenciados níveis em que estagiam as criaturas na área da consciência e do pensamento, tornam-se necessárias formulações, não apenas religioisas, mas, também, de comportamento, compatíveis com o estágio de evolução no qual cada criatura se encontra. Haverá sempre diversos tipos de propostas religiosas, a fim de que sejam atendidas as criaturas"...

Aliás, a doutrina do Cristo Jesus baseia-se na idéia do amor maior, na concepção de que este Amor deve ser dirigido a Deus e que também devemos Amar ao próximo como a nós mesmo, como constam dos Evangelhos:

... " Mas, os fariseus, tendo sabido que ele tapara a boca aos saduceus, se reuniram; e um deles, que era doutor da lei, foi propor-lhe esta questão, para o tentar: -Mestre, qual o grande mandamento da lei? - Jesus lhe respondeu: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito. - Esse o maior e o primeiro mandamento. - E aqui está o segundo, que é semelhante ao primeiro: Amarás o teu próximo, como a ti mesmo. - Toda a lei e os profetas se acham contidos nesses dois mandamentos." (S. MATEUS, cap. XXII, vv. 34 a 40.)


Com isso, instruindo-nos, afastamo-nos da fé cega que leva à intolerância e que alimentou por séculos guerras que produziram dor, morte, sofrimento,  em tudo contrárias às mensagens do mestre Jesus... Afinal, a mensagem é de amor,a Deus e ao próximo, não podendo ser deturpada para justificar guerras; se a mensagem é de amor também é de paz, o que não justificaria ódio, intolerância e egoísmo em relação à opção religiosa de quem quer que seja; se amamos somos generosos e misericordiosos, somos tolerantes e pacientes, somos respeitosos e pacíficos, em nada justificando condutas desviadas do Amor maior e egoístas e em tudo contrárias à mensagem do Cristo Jesus.

O que importa, ao final, é aquilo que fazemos, são as nossas obras, nossos gestos, nossa capacidade de amar... Afinal, como consta em maravilhosa mensagem, conhece-se a árvore pelos frutos !



3 comentários:

  1. Defender a sua religião sem respeitar a do outro parece mais coisa de torcida organizada de time de futebol! Deus é um só, soberanamente justo e bom, onisciente e onipresente.

    ResponderExcluir
  2. Deus é um só ! Também não consta que em nome de Deus Moisés tenha escolhido apenas uma tribo ou que Jesus tenha pregado apenas para certos escolhidos. A Verdade divina está acima dos homens preconceituosos e egoístas que se acham "donos" de Deus ao invés de se preocuparem em serví-Lo!
    Jesus só falou em amor, só amou e nos ensinou a amar e disse que toda a lei e os projetas estão contidos na máxima de amar a Deus acima de tudo e aos homens como a si mesmo. Amemo-nos, pois, com toda nossa força, por amor a Jesus e a Deus.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito desta postagem, pois o radicalismo expressa preconceito e Jesus não era preconceituoso, pois nos orientou a tratar a todos como irmãos e a amarmos a Deus.
    Jesus nao falou para amarmos um deus, disse para amarmos Deus, o criador, o pai de todos e por isso somos irmãos.

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.