sábado, 19 de junho de 2010

Meditação - A calma - Dalai Lama

.


.


..."Se você agitar a água num lago, ela fica turva por causa do lodo, embora a própria natureza da água em si não seja suja.

Quando você permite que ela se acalme, o lodo assenta, deixando a água pura
." (Dalai Lama, in "A prática da benevolência e da compaixão", ed. Nova Era, 2002, página 107)

=============================


Redemominhos emocionais.


Nos momentos de grave angústia, de perturbações, de abalo emocional, o melhor a fazer é elevar o pensamento a Deus e confiar, respirar fundo e por um tempo, ainda que pequeno segundo os parâmetros dos nossos relógios, meditar na harmonização dessas vibrações... E, em seguida, agir, com a medida mais adequada para a solução da questão.

O desespero, a pressa, uma medida impensada, intempestiva ou raivosa não apenas não resolverão a essência do problema surgido como provavelmente produzirão novas causas de perturbação e novos redemoinhos emocionais, tornando ainda mais difícil a solução de todos os problemas identificados.

Importante é perceber que deve haver uma única raiz desse determinado problema identificado e que as demais questões são periféricas: cortar o "mal" pela raiz é uma forma popular de nos dizer com muita clareza onde devemos focar nosso pensamento e nossas energias.

Também é fundamental que a questão seja resolvida e que daí vire passado e que como tal seja tratada, sem reflexos na vida presente e futura. Para tanto, PERDOAR é fundamental... perdoar os que conosco se relacionaram e perdoar a si próprio, quando necessário...

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.