quinta-feira, 3 de junho de 2010

Orai e Vigiai

.

Fomos aconselhados, por Jesus, a orar e vigiar.

Mas, orar não é recitar preces decoradas e vigiar não é estar desperto a orar.

Em "O Evangelho Segundo o Espiritismo" explica-se que orar é entrar em contato com o mundo espiritual, para pedir, louvar ou agradecer, enquanto vigiar é cuidar da nossa própria conduta, tentando corrigir defeitos e apurar qualidades.

Mas, estejamos atentos para compreender e explicar: "a oração não é uma troca de favores com Deus.". Antes, é um pedido de inspiração e apoio perante os desafios da vida terrena, louvor e agradecimento dessa ajuda que Deus sempre concede a quem a pede com fé e humildade.

Orando, predispomo-nos a receber essa ajuda. Perante Deus o que conta é a sinceridade e o "coração aberto", não importando a religião de cada um, a forma que dá às suas preces ou a entidade a que se dirige.Os espíritos evoluidos não fazem distinções desse tipo, e muito menos as fará Deus.


Os Benfeitores Espirituais estão ao serviço de Deus e apoiam-nos incondicionalmente, cumprindo-lhe os desígnios.

Ao orarmos podemos usar palavras nossas, simples, vindas do coração. Não devemos dirigir as nossas preces, como algumas pessoas fazem, aos nossos familiares falecidos, porque estes podem não nos poder ajudar e ficam, naturalmente, preocupados.

O "vigiai" também é um alerta para que não cuidemos apenas de alguns setores da nossa vida, pois tudo o que fazemos tem importância e, na idéia do livre-arbítrio, se reflete nas nossas vidas e dos que conosco vivem.

Vigiemos, pois, nossos atos e pensamentos, para que o nosso orar seja mais de agradecimentos...

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.