sábado, 2 de outubro de 2010

VOTO, LIBERDADE E CONSCIÊNCIA - RESPONSABILIDADE E LIVRE ARBÍTRIO - O "BOM" E DO "MAU"?

.





.


Chegando a uma cidade do interior, onde ocorreria uma luta e pretendendo apostar, um visitante pergunta a um dos moradores qual era o lutador bom.

O interiorano apontou para o da direita.

O visitante apostou, então, todo o seu dinheiro naquele lutador.

Mas, assim que a luta começou, o tal lutador bom foi derrotado por um outro!

O visitante, irritado, foi tirar satisfações com o interiorano que, então, com sua lógica matuta, lhe respondeu:

" - O bom era aquele que morreu. O mau foi o que ganhou a luta"!



-----------------------------------


Consta que Allan Kardec indagou aos Espíritos: "Porque, no mundo, tão amiúde, a influência dos maus sobrepuja a dos bons?

- "Por fraqueza destes. Os maus são intrigantes, os bons são tímidos. Quando estes o quiserem, preponderarão". (Questão 932 de O Livro dos Espíritos - Ed. FEB).


--------------------------------------------------


"O progresso moral decorre do progresso intelectual, porém nem sempre a ele se segue" (Livro dos Espíritos, Questão n.º 780).


-------------------------------------------------------


Dentro da idéia do livre-arbítrio, temos que ter consciência da responsabilidade que nos cabe nos destinos, nosso e dos que nos cercam. Aliás e a propósito, consta no Evangelho codificado por Kardec que temos compromisso com nossa reforma íntima: "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas más inclinações". (Cap. XVII, item 4, fine).

Nossos atos, sejam comissivos ou omissivos, produzem resultados e das suas consequências não podemos fugir.


Nossas escolhas devem ser conscientes...

Nosso voto deve ser valorizado! Quem "compra" voto não o valoriza...

E temos, também, responsabilidade sobre os nossos núcleos familiares e sociais. Sim, não estamos sem motivos, aqui, nesta cidade, neste Estado e neste País... Tem pertinência com a escolha dos representantes a idéia contida no Livro dos Espíritos de que "- Quando praticar (o homem) a Lei de Deus, terá uma ordem social fundada na justiça e na solidariedade e ele próprio será melhor" (Questão 930).


Mas, desejamos que nessa batalha de homens, partidos e idéias vençam os bons, os realmente "bons" e que de fato tenham compromisso com o todo... De novo, no Evangelho codificado por Kardec temos que "Aproxima-se o tempo e que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade". (Cap. XX, número 5)...

E que essa transformação seja a vitória plena da alta moral e ética sobre os que se locupletam e enriquecem sobre a miséria alheia, sobre os desvios de dinheiro público da saúde, do saneamento, dos

medicamentos, das vidas ceifadas pela violência e pelos que servem de instrumento a toda sorte de "desvios"...




.



Lembrando daquela estória contada lá no início, sobre o "bom" e o "mau", consideremos que o voto é uma delegação de responsabilidade e de ação a um candidato para que atue em nosso

nome e no nome da sociedade. Votemos apenas movidos pela nossa real consciência e plena liberdade a respeito, com a proteção que o "voto secreto" nos confere! Não deixe de votar e não deixemos de ter votos válidos, pois nossa hipotética omissão pode indiretamente ser útil para proteger os maus, que acabam se sobrepujando aos bons!


Que, nas eleições, vençam os realmente bons!

2 comentários:

  1. DEPENDE DE NÓS. MAS TEM GENTE QUE VOTA COMO SE ESTIVESSE ACEITANDO BALAS NO LUGAR DO TROCO, COMO SE NADA TIVESSE IMPORTÂNCIA E COMO SE O ATO DE VOTAR NAO SIGNIFICASSE NADA. A MATURIDADE POLÍTICA É CARA E DEMORA A CHEGAR PARA ALGUNS, INCAPAZES DE PERCEBER QUE DEVEMOS TODOS OS DIAS EXERCITAR E SENTIR ESSA MATURIDADE.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem. A melhoria de tudo, em todos os planos, depende da nossa consciente atuação.

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.