quinta-feira, 30 de junho de 2011

aprender com as dificuldades - para reflexão


.


.
"Do atrito de duas pedras chispam faíscas;

das faíscas vem o fogo;

do fogo brota a luz." (Victor Hugo)



============================


Decididamente não nascemos para ficar inertes.

Muito diferente dos momentos em que às vezes precisamos ficar sozinhos, pensar, meditar e refletir, não há como não se sentir desperdiçando a vida quando não enfrentamos os desafios e, independente de vencermos ou não, aprendemos com as dificuldades!

É com o enfrentamento das dificuldades que nos fortalecemos, de modo semelhante ao que fazem as crianças, que aprendem a caminhar depois de insistir e superar os pequenos e naturais tombos...

Aliás, a propósito, nada que acontece com facilidade nos interessa por muito tempo. De fato, valorizamos mais as coisas conquistadas após alguma dificuldade, com persistência, insistência e determinação.

As sábias palavras de Victor Hugo, antes lembradas, nos indicam exatamente que é das dificuldades, da ação, da persistência etc que surge a chama, a idéia, a solução, o desenvolvimento, a criação, a invenção, enfim, de algum modo, algo que aponte uma "evolução".


.



2 comentários:

  1. aprendemos com os nossos erros, nem tanto com os exemplos dos outros. acredito nisso

    ResponderExcluir
  2. cada um deve fazer a sua parte, errando ou acertando, enfim, sempre aprendemos. só nao podemos ficar inertes, parados, olhando a vida passar em branco.

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.