domingo, 1 de abril de 2012

Guerra de Torcidas em SP! Amar é respeitar ! Respeitar é aceitar que haja quem pense diferente!... Mensagem dos Evangelhos... Para refletir

   

   Todos vimos ou lemos sobre a guerra de torcidas que vem vitimando jovens em São Paulo! Lamentavelmente, centenas de jovens enfrentaram-se mais uma vez e, demonstrando sentimentos menores, deixaram marcas fatais em torno de um evento que deveria ser de alegria para todos os que iriam assistir ao jogo Palmeiras x Corinthians.


   Mas a intolerância e o preconceito não ocorrem apenas no futebol... Exemplos há em profusão e seria impossível enumerá-los aqui.      A propósito, tantas foram as guerras feitas pelos homens ao longo da história por motivos religiosos... tantas.


    Urge, portanto, considerar aqui que os textos dos evangelhos falam da Verdade e que esta não decorre da interpretação egoísta de um homem qualquer, do mesmo modo que não é exclusiva de uma religião...


    Nós todos, cristãos, temos a certeza de que Cristo vive e nos deixou o caminho para que possamos viver nossas vidas em plenitude e de acordo com Sua mensagem, amando a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos ("AMARÁS O SENHOR, TEU DEUS, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODO O ENTENDIMENTO", Mt 22,37).

   Mas como vivenciar, como colocar em prática essa maravilhosa mensagem? Segundo Paulo, na I Epístola aos Coríntios, IV:20 ("Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em virtude"), em atos, em gestos, em doação, em entrega, em respeito, em tolerância, em compreensão etc 


      Com isso, "amar a Deus" significa e muito a capacidade de respeitar os demais seres humanos, como iguais!   




    E respeitar não é desprezar, não é fingir e não é se indiferente! 


     Respeitar é aceitar que haja quem pense diferente!  Respeitar é tolerar!   Respeitar é amar!


      E amar a Deus e ao próximo não tem nenhuma relação com qualquer exterioridade ou gesto, não significando se vestir de um ou de outro modo, não significa se identificar com quem torça por este ou por aquele time e desprezar ou odiar os demais, tanto quanto não significa tolerar os que pensam iguais do ponto de vista religioso e atacar como inimigos quem eventualmente pense diferente... !


     Temos que compreender que, assim como as impressões digitais, cada ser humano difere do outro embora seja ao mesmo tempo igual! Temos uma identidade, uma individualidade, um livre arbítrio, mas temos um "coletivo", uma egrégora a nos unir... Somos dependentes dos outros e independentes para decidir como agir... Temos o livre-arbítrio... Podemos ou não adotar esta roupa ou aquela, este corte de cabelo ou aquele, este ou aquele ritual, do mesmo modo que podemos agir desta ou daquela forma, mas não podemos condenar ninguém (lembra-se do "atirar a primeira pedra"?), muito menos por preconceito ou desconhecimento ... O que importa, verdadeiramente, é agir e colocar em prática os Seus ensinamentos, fazendo ao próximo o que desejamos para nós mesmos!
----
Paz!



(imagems coligidas da internet - autoria desconhecida)

3 comentários:

  1. AMAR É... RESPEITAR!
    MUITO BEM!

    ResponderExcluir
  2. tem preconceito no futebol e tem preconceito na religião.

    ResponderExcluir
  3. muito bacana uma postagem sobre isso, aqui, num espaço para temas filosófico-religiosos. parabéns.

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.