quarta-feira, 28 de abril de 2010

ESPIRITISMO E DOGMA

Dogma pode ser definido como o ponto fundamental e indiscutível, de uma doutrina, seja religiosa ou de qualquer doutrina ou sistema.

Sob esse modo de pensar, o Espiritismo não tem dogmas, pois todos os seus postulados são passíveis de serem discutidos e analisados, mediante a luz que a ciência possa sobre eles fazer incidir.

Mas, apesar disso, tem sim o espiritismo um corpo doutrinário, mas não dogmático e sua filosofia redunda em consequencias morais e religiosas, mas não de uma religião dogmática.

Não costumamos nos limitar a dizer que isso ou aquilo ocorrem deste modo por um "mistério da fé"... Procuramos indagar, discutir, investigar, pesquisar e ao máximo tentar chegar à luz de todas as idéias... afastar a idéia de "fé cega"...

Os pontos fundamentais do espiritismo são (1) a existência de Deus, (2) a existÊncia do espírito, (3) a reencarnação, (4) a comunicabilidade dos espíritos e a (5) pluralidade dos mundos habitados.

N`alguns momentos identificamos nos dogmas religiosos um certo terrorismo psicólogico (o pecado original, etc) que mais podem escravizar do que libertar... Notemos, a propósito, que é comum que nos momentos de maior necessidade estejamos mais fragilizados e precisando ser recebidos de braços abertos, acolhidos... e não ser "vistos como pecadores"..
. (baseado no versado no livro Teologia Espírita, de L. Palhano Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.