quinta-feira, 29 de abril de 2010

HERMETISMO - sincronicidade, doença, causa e efeito

.

O assunto seria suficiente para produzir enciclopédias, mas vamos aqui tentar tratá-lo em breves linhas.

A doutrina básica do Hermetismo, conhecida como CAIBALION, foi transmitida de mestre a discípulo, perdendo-se o exato significado ao longo da história. Mas, pela leitura do CAIBALION, encontramos interessante relato sobre as máximas, axiomas e preceitos que considera acerca das chamadas leis universais postuladas por Hermes Trimegisto (de "o três vezes grande"), reconhecidas e atestadas pela física, dentro de uma concepção holística.

Hermes Trimegisto é considerado o pai da ciência oculta, da alquimia e da astrologia e consta que viveu no antigo Egito, contemporâneo de Abraão e, se a lenda for verdadeira, um seu instrutor. Diz a lenda que, após sua morte, no Egito, fizeram-no um dos seus deuses, sob o nome de Thoth, por muito tempo reverenciado como o mensageiro dos Deuses.

Na Grécia, foi reverenciado como Hermes, o deus da sabedoria e, como também nos países antigos, como fonte da sabedoria.

As cogitadas leis definidas pelos postulados de Hermes, são:

1 - o princípio do mentalismo, pelo qual "o Todo é Mente"; o Universo Mental;

2 - o princípio da correspondência: "o que está em cima é como o que está embaixo e o que está embaixo é como o que está em cima"...

Seria algo como o "assim na Terra como no Céu", que falamos na oração do Pai Nosso...

3 - o princípio da vibração, pelo qual "nada está parado e tudo se move e vibra";

4 - o princípio da polaridade: tudo é duplo, tem dois pólos e o seu oposto; o igual e o desigual se confundem e são a mesma coisa; os opostos são idênticos, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados;

5 - o princípio do ritmo: tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, a medida que o movimento à direita é a medida do movimento da esquerda, o ritmo é a compensação e tudo se manifesta por oscilações compensadas;

6 - o princípio da causa e efeito: toda a causa tem o seu efeito e todo o efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o acaso é simplesmente o nome dado a uma lei não conhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei;

7 - o princípio do Gênero: o Gênero se manifesta em todos os planos; tudo tem o seu princípio masculino e feminino; o Gênero está em tudo.

A respeito, o princípio da correspondência já foi comrpovado em estudos físicos e comparações entre diferentes dimensões da realidade, sendo o microcosmo como o macrocosmo, próximo da idéia da oração de que é assim na Terra como no Céu.

O princípio do gênero também se encontra nas idéias de complementaridade, tanto quanto o Universo Mental, foi comprovado pelos neurocientistas Humberto Maturana e Francisco Varela.

O da causa é efeito ainda é polêmico fora dos iniciados, mas os antigos alquimistas já observavam que certos acontecimentos ocorriam não por eventos aleatórios, mas por obediência a uma cadeia de causas, que interferem nos reslutados. Por tal idéia, haveria uma interação entre o campo do observador e o campo das elementares particulas envolvidas no processo, que também tem vibração e essa interação entre esses atores permite o surgimento de uma terceira natureza vibratória (tudo vibra, tudo interage...) ! Também a idéia de ponto de vista, tão estudada, decorre do fato de que a cadeia de causas é em si desconhecida do observador, que analisa so fatos do mundo que contempla, embora sinta a influência do que desconhece... Desse modo, podemos entender que os estudos alquímicos já afirmavam que o acaso é a interpretação de um evento cujas causas não foram conhecidas ou integralmente percebidas pelo observador. David Bohm postulou que "tudo o que acontece na ordem explícita é expressão da ordem do reino implícito", estando, aqui, de novo, a idéia do macrocosmo e do microcosmo, antes comentada, ou seja, TUDO interage e contribui para o resultado. Por isso os bons pensamentos e a motivação harmoniosa são tão importantes quanto o querer.

Por tais pensamentos, já podemos entender que há uma sincronicidade necessária para o processo de criação de uma dada realidade, que depende, sim, da combinação do todo e de uma atuação consciente auto-organizadora.



Somos, assim, capazes de nos conectarmos com o Todo e produzirmos uma mudança na trafetória existencial, mais ou menos segundo as idéias dos antigos alquimistas, que chamavam isso de a Grande Obra... Bohm, Whitehead e Teilhard de Chardin consideraram que os elétrons ou fótons parecem ser suscetíveis e reagir às mudanças do ambiente... interessante, né!?

Goethe chegou a escrever:

... "pelo estudo desses livros poderia a própria pessoa adquirir este terouro, o que era por otura parte tanto mais necessário quanto que, por razões sobretudo morais, dificil transmitir o segrdo de sua preparação. Mais ainda assim, para compreender, perparar e utilizar a Grande Obra, haveira de se conhecer a Natureza em todas as suas relações secretas, já que não se tratava de uma coisa particular, senão de um princípio universal, que podia, por outra parte, obter-se sob formas e aspectos diversos"...

... Sem muito mais aqui nos alongarmos, embora possamos a respeito voltar noutro momento, podemos dizer que aquilo que chamamos de "cura" é o somatório de diversas particularidades que formam um todo, mais ou menos como a idéia de sincronicidade, de um equilíbrio, que fica mais facil de ser compreendido se aceitarmos que a "doença" é desequilibrio e desarmonia e falta de integração.

A esse modo de pensar se dá o nome de TEORIA DAS PONTES FUNDAMENTAIS, que religam as velhas e sábias lições com o que os físicos quanticos apontam como TEORIA UNIFICADA DE TUDO, ou T.O.E - TEORIA DE TUDO ("Theory of ererything").

E, da nossa ligação com Deus e com os demais elementos do Mundo (do conhecido e do hermético) chegariamos à idéia de que "O TODO representa mais que a soma das partes".

-------------------------------------------------------------------------------------
(estudo baseado nos livros O CAIBALION; ESTUDO DA FILOSOFIA HERMÉTICA DO ANTIGO EGITO E DA GRÉCIA e UMA SINCRONICIDADE PARA A CURA, o primeiro traduzido por Rosabis Camaysar, ed. Pensamento, SP e o segundo de Miria de Amorim, ed. Caravansarai).

Um comentário:

  1. Texto interessantíssimo!!Mais do que nunca reafirmamos a nossa total responsabilidade sobre o que denominamos de "destino".Jeus afirmou:"Orai e vigiai"...Devemos sim manter uma constante vigilância sobre nosso EU para que possamos garantir a harmonia com a Energia criadora e mantenedora e,assim,obtermos a saúde física,mental e espiritual,nossa e da humanidade como um todo,uma vez que nos encontramos interligados como em uma teia.Realmente gostei muito,Rogério!

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.