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Compartilho com os irmãos a Ave Maria, de tão boas vibrações, em emocionante versão divulgada no You Tube (Andre Rieu e orquestra; Alemanha, concerto Maastricht 2008).
Usem o seguinte endereço eletrônico: em http://www.youtube.com/watch?v=TkY9HtwXNU8
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quinta-feira, 29 de abril de 2010
HERMETISMO - sincronicidade, doença, causa e efeito
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O assunto seria suficiente para produzir enciclopédias, mas vamos aqui tentar tratá-lo em breves linhas.
A doutrina básica do Hermetismo, conhecida como CAIBALION, foi transmitida de mestre a discípulo, perdendo-se o exato significado ao longo da história. Mas, pela leitura do CAIBALION, encontramos interessante relato sobre as máximas, axiomas e preceitos que considera acerca das chamadas leis universais postuladas por Hermes Trimegisto (de "o três vezes grande"), reconhecidas e atestadas pela física, dentro de uma concepção holística.
Hermes Trimegisto é considerado o pai da ciência oculta, da alquimia e da astrologia e consta que viveu no antigo Egito, contemporâneo de Abraão e, se a lenda for verdadeira, um seu instrutor. Diz a lenda que, após sua morte, no Egito, fizeram-no um dos seus deuses, sob o nome de Thoth, por muito tempo reverenciado como o mensageiro dos Deuses.
Na Grécia, foi reverenciado como Hermes, o deus da sabedoria e, como também nos países antigos, como fonte da sabedoria.
As cogitadas leis definidas pelos postulados de Hermes, são:
1 - o princípio do mentalismo, pelo qual "o Todo é Mente"; o Universo Mental;
2 - o princípio da correspondência: "o que está em cima é como o que está embaixo e o que está embaixo é como o que está em cima"...
Seria algo como o "assim na Terra como no Céu", que falamos na oração do Pai Nosso...
3 - o princípio da vibração, pelo qual "nada está parado e tudo se move e vibra";
4 - o princípio da polaridade: tudo é duplo, tem dois pólos e o seu oposto; o igual e o desigual se confundem e são a mesma coisa; os opostos são idênticos, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados;
5 - o princípio do ritmo: tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, a medida que o movimento à direita é a medida do movimento da esquerda, o ritmo é a compensação e tudo se manifesta por oscilações compensadas;
6 - o princípio da causa e efeito: toda a causa tem o seu efeito e todo o efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o acaso é simplesmente o nome dado a uma lei não conhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei;
7 - o princípio do Gênero: o Gênero se manifesta em todos os planos; tudo tem o seu princípio masculino e feminino; o Gênero está em tudo.
A respeito, o princípio da correspondência já foi comrpovado em estudos físicos e comparações entre diferentes dimensões da realidade, sendo o microcosmo como o macrocosmo, próximo da idéia da oração de que é assim na Terra como no Céu.
O princípio do gênero também se encontra nas idéias de complementaridade, tanto quanto o Universo Mental, foi comprovado pelos neurocientistas Humberto Maturana e Francisco Varela.
O da causa é efeito ainda é polêmico fora dos iniciados, mas os antigos alquimistas já observavam que certos acontecimentos ocorriam não por eventos aleatórios, mas por obediência a uma cadeia de causas, que interferem nos reslutados. Por tal idéia, haveria uma interação entre o campo do observador e o campo das elementares particulas envolvidas no processo, que também tem vibração e essa interação entre esses atores permite o surgimento de uma terceira natureza vibratória (tudo vibra, tudo interage...) ! Também a idéia de ponto de vista, tão estudada, decorre do fato de que a cadeia de causas é em si desconhecida do observador, que analisa so fatos do mundo que contempla, embora sinta a influência do que desconhece... Desse modo, podemos entender que os estudos alquímicos já afirmavam que o acaso é a interpretação de um evento cujas causas não foram conhecidas ou integralmente percebidas pelo observador. David Bohm postulou que "tudo o que acontece na ordem explícita é expressão da ordem do reino implícito", estando, aqui, de novo, a idéia do macrocosmo e do microcosmo, antes comentada, ou seja, TUDO interage e contribui para o resultado. Por isso os bons pensamentos e a motivação harmoniosa são tão importantes quanto o querer.
Por tais pensamentos, já podemos entender que há uma sincronicidade necessária para o processo de criação de uma dada realidade, que depende, sim, da combinação do todo e de uma atuação consciente auto-organizadora.
Somos, assim, capazes de nos conectarmos com o Todo e produzirmos uma mudança na trafetória existencial, mais ou menos segundo as idéias dos antigos alquimistas, que chamavam isso de a Grande Obra... Bohm, Whitehead e Teilhard de Chardin consideraram que os elétrons ou fótons parecem ser suscetíveis e reagir às mudanças do ambiente... interessante, né!?
Goethe chegou a escrever:
... "pelo estudo desses livros poderia a própria pessoa adquirir este terouro, o que era por otura parte tanto mais necessário quanto que, por razões sobretudo morais, dificil transmitir o segrdo de sua preparação. Mais ainda assim, para compreender, perparar e utilizar a Grande Obra, haveira de se conhecer a Natureza em todas as suas relações secretas, já que não se tratava de uma coisa particular, senão de um princípio universal, que podia, por outra parte, obter-se sob formas e aspectos diversos"...
... Sem muito mais aqui nos alongarmos, embora possamos a respeito voltar noutro momento, podemos dizer que aquilo que chamamos de "cura" é o somatório de diversas particularidades que formam um todo, mais ou menos como a idéia de sincronicidade, de um equilíbrio, que fica mais facil de ser compreendido se aceitarmos que a "doença" é desequilibrio e desarmonia e falta de integração.
A esse modo de pensar se dá o nome de TEORIA DAS PONTES FUNDAMENTAIS, que religam as velhas e sábias lições com o que os físicos quanticos apontam como TEORIA UNIFICADA DE TUDO, ou T.O.E - TEORIA DE TUDO ("Theory of ererything").
E, da nossa ligação com Deus e com os demais elementos do Mundo (do conhecido e do hermético) chegariamos à idéia de que "O TODO representa mais que a soma das partes".
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(estudo baseado nos livros O CAIBALION; ESTUDO DA FILOSOFIA HERMÉTICA DO ANTIGO EGITO E DA GRÉCIA e UMA SINCRONICIDADE PARA A CURA, o primeiro traduzido por Rosabis Camaysar, ed. Pensamento, SP e o segundo de Miria de Amorim, ed. Caravansarai).
O assunto seria suficiente para produzir enciclopédias, mas vamos aqui tentar tratá-lo em breves linhas.
A doutrina básica do Hermetismo, conhecida como CAIBALION, foi transmitida de mestre a discípulo, perdendo-se o exato significado ao longo da história. Mas, pela leitura do CAIBALION, encontramos interessante relato sobre as máximas, axiomas e preceitos que considera acerca das chamadas leis universais postuladas por Hermes Trimegisto (de "o três vezes grande"), reconhecidas e atestadas pela física, dentro de uma concepção holística.
Hermes Trimegisto é considerado o pai da ciência oculta, da alquimia e da astrologia e consta que viveu no antigo Egito, contemporâneo de Abraão e, se a lenda for verdadeira, um seu instrutor. Diz a lenda que, após sua morte, no Egito, fizeram-no um dos seus deuses, sob o nome de Thoth, por muito tempo reverenciado como o mensageiro dos Deuses.
Na Grécia, foi reverenciado como Hermes, o deus da sabedoria e, como também nos países antigos, como fonte da sabedoria.
As cogitadas leis definidas pelos postulados de Hermes, são:
1 - o princípio do mentalismo, pelo qual "o Todo é Mente"; o Universo Mental;
2 - o princípio da correspondência: "o que está em cima é como o que está embaixo e o que está embaixo é como o que está em cima"...
Seria algo como o "assim na Terra como no Céu", que falamos na oração do Pai Nosso...
3 - o princípio da vibração, pelo qual "nada está parado e tudo se move e vibra";
4 - o princípio da polaridade: tudo é duplo, tem dois pólos e o seu oposto; o igual e o desigual se confundem e são a mesma coisa; os opostos são idênticos, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados;
5 - o princípio do ritmo: tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, a medida que o movimento à direita é a medida do movimento da esquerda, o ritmo é a compensação e tudo se manifesta por oscilações compensadas;
6 - o princípio da causa e efeito: toda a causa tem o seu efeito e todo o efeito tem sua causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o acaso é simplesmente o nome dado a uma lei não conhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei;
7 - o princípio do Gênero: o Gênero se manifesta em todos os planos; tudo tem o seu princípio masculino e feminino; o Gênero está em tudo.
A respeito, o princípio da correspondência já foi comrpovado em estudos físicos e comparações entre diferentes dimensões da realidade, sendo o microcosmo como o macrocosmo, próximo da idéia da oração de que é assim na Terra como no Céu.
O princípio do gênero também se encontra nas idéias de complementaridade, tanto quanto o Universo Mental, foi comprovado pelos neurocientistas Humberto Maturana e Francisco Varela.
O da causa é efeito ainda é polêmico fora dos iniciados, mas os antigos alquimistas já observavam que certos acontecimentos ocorriam não por eventos aleatórios, mas por obediência a uma cadeia de causas, que interferem nos reslutados. Por tal idéia, haveria uma interação entre o campo do observador e o campo das elementares particulas envolvidas no processo, que também tem vibração e essa interação entre esses atores permite o surgimento de uma terceira natureza vibratória (tudo vibra, tudo interage...) ! Também a idéia de ponto de vista, tão estudada, decorre do fato de que a cadeia de causas é em si desconhecida do observador, que analisa so fatos do mundo que contempla, embora sinta a influência do que desconhece... Desse modo, podemos entender que os estudos alquímicos já afirmavam que o acaso é a interpretação de um evento cujas causas não foram conhecidas ou integralmente percebidas pelo observador. David Bohm postulou que "tudo o que acontece na ordem explícita é expressão da ordem do reino implícito", estando, aqui, de novo, a idéia do macrocosmo e do microcosmo, antes comentada, ou seja, TUDO interage e contribui para o resultado. Por isso os bons pensamentos e a motivação harmoniosa são tão importantes quanto o querer.
Por tais pensamentos, já podemos entender que há uma sincronicidade necessária para o processo de criação de uma dada realidade, que depende, sim, da combinação do todo e de uma atuação consciente auto-organizadora.
Somos, assim, capazes de nos conectarmos com o Todo e produzirmos uma mudança na trafetória existencial, mais ou menos segundo as idéias dos antigos alquimistas, que chamavam isso de a Grande Obra... Bohm, Whitehead e Teilhard de Chardin consideraram que os elétrons ou fótons parecem ser suscetíveis e reagir às mudanças do ambiente... interessante, né!?
Goethe chegou a escrever:
... "pelo estudo desses livros poderia a própria pessoa adquirir este terouro, o que era por otura parte tanto mais necessário quanto que, por razões sobretudo morais, dificil transmitir o segrdo de sua preparação. Mais ainda assim, para compreender, perparar e utilizar a Grande Obra, haveira de se conhecer a Natureza em todas as suas relações secretas, já que não se tratava de uma coisa particular, senão de um princípio universal, que podia, por outra parte, obter-se sob formas e aspectos diversos"...
... Sem muito mais aqui nos alongarmos, embora possamos a respeito voltar noutro momento, podemos dizer que aquilo que chamamos de "cura" é o somatório de diversas particularidades que formam um todo, mais ou menos como a idéia de sincronicidade, de um equilíbrio, que fica mais facil de ser compreendido se aceitarmos que a "doença" é desequilibrio e desarmonia e falta de integração.
A esse modo de pensar se dá o nome de TEORIA DAS PONTES FUNDAMENTAIS, que religam as velhas e sábias lições com o que os físicos quanticos apontam como TEORIA UNIFICADA DE TUDO, ou T.O.E - TEORIA DE TUDO ("Theory of ererything").
E, da nossa ligação com Deus e com os demais elementos do Mundo (do conhecido e do hermético) chegariamos à idéia de que "O TODO representa mais que a soma das partes".
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(estudo baseado nos livros O CAIBALION; ESTUDO DA FILOSOFIA HERMÉTICA DO ANTIGO EGITO E DA GRÉCIA e UMA SINCRONICIDADE PARA A CURA, o primeiro traduzido por Rosabis Camaysar, ed. Pensamento, SP e o segundo de Miria de Amorim, ed. Caravansarai).
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Chico Xavier - Deus em tudo
ESPIRITISMO E DOGMA
Dogma pode ser definido como o ponto fundamental e indiscutível, de uma doutrina, seja religiosa ou de qualquer doutrina ou sistema.
Sob esse modo de pensar, o Espiritismo não tem dogmas, pois todos os seus postulados são passíveis de serem discutidos e analisados, mediante a luz que a ciência possa sobre eles fazer incidir.
Mas, apesar disso, tem sim o espiritismo um corpo doutrinário, mas não dogmático e sua filosofia redunda em consequencias morais e religiosas, mas não de uma religião dogmática.
Não costumamos nos limitar a dizer que isso ou aquilo ocorrem deste modo por um "mistério da fé"... Procuramos indagar, discutir, investigar, pesquisar e ao máximo tentar chegar à luz de todas as idéias... afastar a idéia de "fé cega"...
Os pontos fundamentais do espiritismo são (1) a existência de Deus, (2) a existÊncia do espírito, (3) a reencarnação, (4) a comunicabilidade dos espíritos e a (5) pluralidade dos mundos habitados.
N`alguns momentos identificamos nos dogmas religiosos um certo terrorismo psicólogico (o pecado original, etc) que mais podem escravizar do que libertar... Notemos, a propósito, que é comum que nos momentos de maior necessidade estejamos mais fragilizados e precisando ser recebidos de braços abertos, acolhidos... e não ser "vistos como pecadores"... (baseado no versado no livro Teologia Espírita, de L. Palhano Jr.)
Sob esse modo de pensar, o Espiritismo não tem dogmas, pois todos os seus postulados são passíveis de serem discutidos e analisados, mediante a luz que a ciência possa sobre eles fazer incidir.
Mas, apesar disso, tem sim o espiritismo um corpo doutrinário, mas não dogmático e sua filosofia redunda em consequencias morais e religiosas, mas não de uma religião dogmática.
Não costumamos nos limitar a dizer que isso ou aquilo ocorrem deste modo por um "mistério da fé"... Procuramos indagar, discutir, investigar, pesquisar e ao máximo tentar chegar à luz de todas as idéias... afastar a idéia de "fé cega"...
Os pontos fundamentais do espiritismo são (1) a existência de Deus, (2) a existÊncia do espírito, (3) a reencarnação, (4) a comunicabilidade dos espíritos e a (5) pluralidade dos mundos habitados.
N`alguns momentos identificamos nos dogmas religiosos um certo terrorismo psicólogico (o pecado original, etc) que mais podem escravizar do que libertar... Notemos, a propósito, que é comum que nos momentos de maior necessidade estejamos mais fragilizados e precisando ser recebidos de braços abertos, acolhidos... e não ser "vistos como pecadores"... (baseado no versado no livro Teologia Espírita, de L. Palhano Jr.)
Para refleção: "UM APÓLOGO", de Machado de Assis
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Um Apólogo (Machado de Assis)
Certo dia uma agulha disse a um novelo de linha:
— Por que está você se sente tão cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?
— Deixe-me, senhora.
— Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
— Mas você é orgulhosa.
— Decerto que sou.
— Mas por quê?
— É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?
— Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?
— Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...
— Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...
— Também os batedores vão adiante do imperador.
— Você é imperador?
— Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto...
Estavam nesta discussão, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana — para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:
— Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima...
A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.
Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe:
— Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.
Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:
— Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.
Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça:
— Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!
_____________________________________________________________________________________
... "assuma as rédeas da sua vida, com coragem..."
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Um Apólogo (Machado de Assis)
Certo dia uma agulha disse a um novelo de linha:
— Por que está você se sente tão cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?
— Deixe-me, senhora.
— Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
— Mas você é orgulhosa.
— Decerto que sou.
— Mas por quê?
— É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?
— Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?
— Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...
— Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...
— Também os batedores vão adiante do imperador.
— Você é imperador?
— Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto...
Estavam nesta discussão, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana — para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:
— Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima...
A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.
Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe:
— Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.
Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:
— Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.
Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça:
— Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!
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... "assuma as rédeas da sua vida, com coragem..."
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terça-feira, 27 de abril de 2010
Nosso Lar - Trailler do Filme
O trailler do filme "Nosso Lar", baseado no livro psicografado por Chico Xavier, já pode ser acessado nos seguintes endereços eletrônicos: http://www.youtube.com/watch?v=3EcOGAxYPHo e http://www.youtube.com/watch?v=3EcOGAxYPHo (grato, Marcos Leiria, pela informação).
domingo, 25 de abril de 2010
A Lei
Doutrina Espírita - frases de Léon Denis
"O Espiritualismo moderno dirige-se principalmente às almas desenvolvidas, aos espíritos livres e emancipados, que querem por si mesmos achar a solução dos grandes problemas e a fórmula do seu Credo.
Oferece-lhes uma concepção, uma interpretação das verdades e das leis universais baseada na experiência, na razão e no ensino dos Espíritos.
Acrescente a isso a revelação dos deveres e das responsabilidades, única condição que dá base sólida ao nosso instinto de justiça; depois, com a força moral, as satisfações do coração, a alegria de tornar a encontrar, pelo menos com o pensamento, algumas vezes até com a forma, os seres amados que julgávamos perdidos. À prova da sua sobrevivência junta-se a certeza de irmos ter com eles e com eles reviver vidas inumeráveis, vidas de ascensão, de felicidade ou de progresso.
Dia virá, em que todos os pequenos sistemas, acanhados e envelhecidos, fundir-se-ão numa vasta síntese, abrangendo todos os reinos da idéia. Ciências, filosofias, religiões, divididas hoje, reunir-se-ão na luz e será então a vida, o esplendor do espírito, o reinado do Conhecimento.
O Espiritismo não dogmatiza; não é uma seita nem uma ortodoxia. É uma filosofia viva, patente a todos os espíritos livres, e que progride por evolução. Não faz imposições de ordem alguma; propõe, e o que propõe apóia-se em fatos de experiência e provas morais; não exclui nenhuma das outras crenças, mas se eleva acima delas e abraça-as numa fórmula mais vasta, numa expressão mais elevada e extensa da verdade.
Em geral, a unidade de doutrina é obtida unicamente à custa da submissão cega e passiva a um conjunto de princípios, de fórmulas fixadas em moldes inflexíveis. É a petrificação do pensamento, o divórcio da Religião e da Ciência, a qual não pode passar sem liberdade e movimento.
Esta imobilidade, esta inflexibilidade dos dogmas priva a Religião, que a si mesma as impõe, de todos os benefícios do movimento social e da evolução do pensamento. Considerando-se como a única crença boa e verdadeira, chega a ponto de proscrever tudo o que está fora dela e empareda-se assim numa tumba para dentro da qual quisera arrastar consigo a vida intelectual e o gênio das raças humanas.
O que o Espiritismo mais toma a peito é evitar as funestas conseqüências da ortodoxia. A sua revelação é uma exposição livre e sincera de doutrinas, que nada têm de imutáveis, mas que constituem um novo estádio no caminho da Verdade Eterna e Infinita. Cada um tem o direito de analisar-lhe os princípios, que apenas são sancionados pela consciência e pela razão. Mas, adotando-os, deve cada um conformar com eles a sua vida e cumprir as obrigações que deles derivam. Quem a eles se esquiva não pode ser considerado como adepto verdadeiro.
Oferece-lhes uma concepção, uma interpretação das verdades e das leis universais baseada na experiência, na razão e no ensino dos Espíritos.
Acrescente a isso a revelação dos deveres e das responsabilidades, única condição que dá base sólida ao nosso instinto de justiça; depois, com a força moral, as satisfações do coração, a alegria de tornar a encontrar, pelo menos com o pensamento, algumas vezes até com a forma, os seres amados que julgávamos perdidos. À prova da sua sobrevivência junta-se a certeza de irmos ter com eles e com eles reviver vidas inumeráveis, vidas de ascensão, de felicidade ou de progresso.
Dia virá, em que todos os pequenos sistemas, acanhados e envelhecidos, fundir-se-ão numa vasta síntese, abrangendo todos os reinos da idéia. Ciências, filosofias, religiões, divididas hoje, reunir-se-ão na luz e será então a vida, o esplendor do espírito, o reinado do Conhecimento.
O Espiritismo não dogmatiza; não é uma seita nem uma ortodoxia. É uma filosofia viva, patente a todos os espíritos livres, e que progride por evolução. Não faz imposições de ordem alguma; propõe, e o que propõe apóia-se em fatos de experiência e provas morais; não exclui nenhuma das outras crenças, mas se eleva acima delas e abraça-as numa fórmula mais vasta, numa expressão mais elevada e extensa da verdade.
Em geral, a unidade de doutrina é obtida unicamente à custa da submissão cega e passiva a um conjunto de princípios, de fórmulas fixadas em moldes inflexíveis. É a petrificação do pensamento, o divórcio da Religião e da Ciência, a qual não pode passar sem liberdade e movimento.
Esta imobilidade, esta inflexibilidade dos dogmas priva a Religião, que a si mesma as impõe, de todos os benefícios do movimento social e da evolução do pensamento. Considerando-se como a única crença boa e verdadeira, chega a ponto de proscrever tudo o que está fora dela e empareda-se assim numa tumba para dentro da qual quisera arrastar consigo a vida intelectual e o gênio das raças humanas.
O que o Espiritismo mais toma a peito é evitar as funestas conseqüências da ortodoxia. A sua revelação é uma exposição livre e sincera de doutrinas, que nada têm de imutáveis, mas que constituem um novo estádio no caminho da Verdade Eterna e Infinita. Cada um tem o direito de analisar-lhe os princípios, que apenas são sancionados pela consciência e pela razão. Mas, adotando-os, deve cada um conformar com eles a sua vida e cumprir as obrigações que deles derivam. Quem a eles se esquiva não pode ser considerado como adepto verdadeiro.
Sobre as vibrações da oração - Chico Xavier
A persistência, numa frase - Confúcio
"Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha" (Confúcio - Kung Fu Tse - 533 a.C - 478 a.C)
A prece, por Montaigne
Michel de Montaigne, filósofo e escritor Francês, um dos precursores do Iluminismo, deixou-nos muito em pensamentos, desdobrando idéias na busca da verdade e na paixão pela liberdade. É dele a idéia de que "a prece é um ato poderoso, que põe as forças do céu à disposição do homem".
Salmo da Fé n. 23
O Senhor é nosso pastor,
nada nos faltará;
em campos relvosos nos fará deitar
e nos levará à águas tranquilas, pelo amor de seu nome.
Refrigera nossas almas,
guia-nos pelas veredas do amor e da justiça, pelo amor do Seu nome.
Mesmo que tivéssemos que andar pelo vale da sombra e da morte,
nenhum medo teríamos, pois tua vara, teu cajano, nos confortam.
Aparelha nossa mesa diante de nós,
ante nossos adversários unge nossa cabeça com óleo,
nosso cálice transborda pois o bem e a beneficiência nos acompanharão
durante os longos dias da nossa vida
e nós todos viveremos felizes na casa do Pai por longos dias.
O Senhor é nosso pastor, nada nos faltará!
nada nos faltará;
em campos relvosos nos fará deitar
e nos levará à águas tranquilas, pelo amor de seu nome.
Refrigera nossas almas,
guia-nos pelas veredas do amor e da justiça, pelo amor do Seu nome.
Mesmo que tivéssemos que andar pelo vale da sombra e da morte,
nenhum medo teríamos, pois tua vara, teu cajano, nos confortam.
Aparelha nossa mesa diante de nós,
ante nossos adversários unge nossa cabeça com óleo,
nosso cálice transborda pois o bem e a beneficiência nos acompanharão
durante os longos dias da nossa vida
e nós todos viveremos felizes na casa do Pai por longos dias.
O Senhor é nosso pastor, nada nos faltará!
Prece de Cáritas
PRECE DE CÁRITAS
Deus nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dái a força àqueles que passam pela provação, dái a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus ! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai! Dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.
Senhor! Que vossa bondade de estenda sobre tudo o que criastes.
Piedade, Senhor para aqueles que vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem.
Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores espalharem por toda a parte a paz, a esperança e a fé.
Deus! Um raio, uma faísca de vosso amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão todas as dores se acalmarão.
Um só coração, um só pensamento subirá até vós como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos, oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia.
Deus! Dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará das nossas almas o espelho onde refletirá a Vossa Imagem.
Deus nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dái a força àqueles que passam pela provação, dái a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.
Deus ! Dai ao viajor a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.
Pai! Dai ao culpado o arrependimento, ao Espírito a verdade, à criança o guia, ao órfão o pai.
Senhor! Que vossa bondade de estenda sobre tudo o que criastes.
Piedade, Senhor para aqueles que vos não conhecem, esperança para aqueles que sofrem.
Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores espalharem por toda a parte a paz, a esperança e a fé.
Deus! Um raio, uma faísca de vosso amor pode abrasar a Terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão todas as dores se acalmarão.
Um só coração, um só pensamento subirá até vós como um grito de reconhecimento e de amor.
Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos, oh! Bondade, oh! Beleza, oh! Perfeição, e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia.
Deus! Dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará das nossas almas o espelho onde refletirá a Vossa Imagem.
Obras básicas da doutrina espírita, codificada por Alan Kardec
Obras Básicas da codificação feita por Kardec:
1- O Livro dos Espíritos. - Editado na França, em 1857, sob o título de Le Livre des Esprits.
2- Livro dos Médiuns. editado na França, em 1861, sob o título Le Livre des Médiums ou Guide des Médiums et des Évocateurs.
3 - O Evangelho Segundo o Espiritismo. Editado na França, em 1864, sob o título L’Évangile Selon le Spiritisme.
4 - Céu e o Inferno. - Lançado em França, em 1865, sob o título Le Ciel et L’Enfer ou La Justice Divine Selon le Spiritisme.
5 - A Gênese. - Editado na França, em 1868, sob o título La Genése, Les Miracles et les Prédictions Selon le Spiritisme.
O conteúdo dessas básicas obras introduzem-nos nas idéias, princípios e elementos constitutivos da Doutrina Espírita, segundo o ensino dos espíritos, a sistematização adotada por Kardec e a codificação desses ensinos pelo mesmo Kardec e aqueles que consigo colaboraram.
Bibliografia: Estudos Sistematizados da Doutrina Espírita - FEB - Programa I - Edição 1996
XAVIER, Francisco Cândido. In: Fonte Viva. Ditado pelo Espírito Emmanuel. 20 ed. - FEB, 1995, lição 139, p. 312.
(obs.: imagens enviadas por Andressa Dias)
1- O Livro dos Espíritos. - Editado na França, em 1857, sob o título de Le Livre des Esprits.
2- Livro dos Médiuns. editado na França, em 1861, sob o título Le Livre des Médiums ou Guide des Médiums et des Évocateurs.
3 - O Evangelho Segundo o Espiritismo. Editado na França, em 1864, sob o título L’Évangile Selon le Spiritisme.
4 - Céu e o Inferno. - Lançado em França, em 1865, sob o título Le Ciel et L’Enfer ou La Justice Divine Selon le Spiritisme.
5 - A Gênese. - Editado na França, em 1868, sob o título La Genése, Les Miracles et les Prédictions Selon le Spiritisme.
O conteúdo dessas básicas obras introduzem-nos nas idéias, princípios e elementos constitutivos da Doutrina Espírita, segundo o ensino dos espíritos, a sistematização adotada por Kardec e a codificação desses ensinos pelo mesmo Kardec e aqueles que consigo colaboraram.
Bibliografia: Estudos Sistematizados da Doutrina Espírita - FEB - Programa I - Edição 1996
XAVIER, Francisco Cândido. In: Fonte Viva. Ditado pelo Espírito Emmanuel. 20 ed. - FEB, 1995, lição 139, p. 312.
(obs.: imagens enviadas por Andressa Dias)
Poder da Oração
"O poder da oração não está em quem ora, mas sim no mundo espiritual com o qual ele se põe em contato, através da fé" (Rohden, Huberto)
Chico Xavier e a essência da oração
Tenha fé e triunfe sobre o medo
"Para triunfar sobre o medo é importante estar livre de todo e qualquer conflito mental.
Tenha fé em Deus, em si próprio e nas pessoas" (Peale, Norman)
Tenha fé em Deus, em si próprio e nas pessoas" (Peale, Norman)
quarta-feira, 14 de abril de 2010
HINO A BEZERRA DE MENEZES
Hino a Bezerra de Menezes
Oh vinde bom amigo amado e benfeitor
Das luzes do infinito de cintilações
Oh! vinde amenizar a nossa grande dor
Espargindo em mão cheias as consolações
Bezerra de Menezes servo do Senhor
Apóstolo do bem a nos iluminar
Celeste mentor, em passes de amor
Águas fluidificai
Movimentai vossas falanges protetoras
Dai-nos as bênçãos redentoras
Balsamizando os corações
O sofrer é um bem divinal
Que o Senhor nos envia do astral
É o cadinho imortal da perfeição
A nos redimir
das nossas vidas mal vividas
Ante o Evangelho todo luz
És apoteose do amor
Redime a nossa dor
Com Jesus
domingo, 11 de abril de 2010
1 Mês sem Wanderley Lemos
.
Em 11 de março de 2010, Wanderley Lemos, mentor espiritual da Ordem e um dos seus fundadores, cumpriu na Terra sua missão e foi chamado ao plano espiritual...
Faz-nos falta... o amigo e que nos atendia em todas as horas, mesmo nas madrugadas...
-
Falar do amigo é difícil, pois as lágrimas vêm aos olhos... é mais fácil falar do incansável trabalhador que, dos seus mais de 80 anos, amou e pelo amor trabalhou pelo próximo e que enche de orgulho quem o conheceu e teve o privilégio de com ele conviver...
Deixa saudades, muitas... muito Amado, respeitado e querido...
Vive entre nós, pelas boas sementes, pelos bons ensinamentos, pelas tantas provas de dedicação incansável ao próximo e fidelidade a viver uma vida de caridade e pela caridade...
Que descanse em paz!
AVE MARIA
PAI NOSSO
Pai nosso que estáis nos céus
Santificado seja o Vosso nome
Venha a nós o Vosso Reino
Seja feita a Vossa vontade
Assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje
Perdoai as nossas dívidas
Como de todo coração perdoamos nossos devedores
E não nos deixes cair em tentação
Mas livrai-nos de todo o mal.
Que assim seja...
Santificado seja o Vosso nome
Venha a nós o Vosso Reino
Seja feita a Vossa vontade
Assim na Terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje
Perdoai as nossas dívidas
Como de todo coração perdoamos nossos devedores
E não nos deixes cair em tentação
Mas livrai-nos de todo o mal.
Que assim seja...
ORAÇÃO
Senhor,
No silêncio desta prece,
venho pedir-te a paz, a força e a sabedoria.
Quero sempre olhar o mundo com os olhos cheios de amor.
Quero ser paciente, compreensivo e prudente.
Quero ver além das aparências teus filhos,
conforme Tu mesmo os vês,
e assim, Senhor,
ver apenas o bem em cada um deles...
Fecha-me os ouvidos a todas as calúnias,
Guarda minha língua de todas as maldades,
Para que só de bençãos se encha minh`alma...
Que eu seja tão bom e tão alegre
Que todos aqueles que aproximam-se de mim
Sintam a Tua divina presença...
Reveste-me, Senhor, da Tua beleza
E que durante as nossas vidas terrenas
Nós possamos Te revelar a todos...
Que assim seja...
No silêncio desta prece,
venho pedir-te a paz, a força e a sabedoria.
Quero sempre olhar o mundo com os olhos cheios de amor.
Quero ser paciente, compreensivo e prudente.
Quero ver além das aparências teus filhos,
conforme Tu mesmo os vês,
e assim, Senhor,
ver apenas o bem em cada um deles...
Fecha-me os ouvidos a todas as calúnias,
Guarda minha língua de todas as maldades,
Para que só de bençãos se encha minh`alma...
Que eu seja tão bom e tão alegre
Que todos aqueles que aproximam-se de mim
Sintam a Tua divina presença...
Reveste-me, Senhor, da Tua beleza
E que durante as nossas vidas terrenas
Nós possamos Te revelar a todos...
Que assim seja...
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