quinta-feira, 23 de junho de 2011

Somos todos irmãos...


.


.
Ainda que se dê um diferente nome a alguma coisa, a essência desta não se modificará... Com base nisso, é crível que muito se tem dito e escrito ao longo dos séculos sobre certas coisas ditas religiosas e muito menos com o propósito de se esclarecer algo, pois, ao contrário, parece que muito assim se fez com o propósito de se "mascarar" a verdade e, assim, garantir uma certa "posição social" ou, por preconceito, vaidade ou desconhecimento, a dar nomes diferentes para os mesmos fenômenos!

Contudo, como nada modifica a essência, a verdade continua intacta e se fortalece na medida em que se não confirmam aquelas alegorias com as quais se a tentou encobrir.

Falamos nisso, parafraseando pensamento do escritor irlandês Edmund Burke (1729/1797) , para quem "nunca a natureza seguiu um caminho e a sabedoria outro"... O universo e a natureza, como uma das reveladas potências daquele, não são forças distantes uma da outra, mas, ao contrário, são reflexos da mesma unidade em Deus.

Ora, na doutrina espírita - e, portanto, no espiritismo - não há alegorias ou "muletas" escravizantes ou "muletas psicológicas" ou, ainda, fantasiosas situações capazes de aprisionar pessoas. Muito ao contrário! O que há é a libertação para que a Alma que dá vida ao corpo tenha todo o livre-arbítrio, toda a liberdade de se expressar na caridade, na fraternidade, no exercício da suasadia e no desenvolvimento dos seus próprios e peculiares atributos, presentes de Deus e que devemos valorizar, respeitar e potencializar...

As questões espirituais são puras e isso é uma verdade universal.

Então, qual a lógica em "encobrir" ou "disfarçar" ou "rotular" traços dessas questões espirituais sob uma "marca" de certa doutrina ou de se achar que um pequeno grupo humano tem mais ou menos "mérito"? Por qual motivo se inventam ritos ou nomes diferentes para definir ou representar um mesmo acontecimento? Deus não é uno e indivisível? Deus não é onipotente, onipresente e onisciente? Acaso não somos todos filhos de Deus? Acaso não temos, todos, oportunidades e condições de nos desenvolvermos espiritualmente, bem passando pelas provas a que estamos submetidos na existência aqui na Terra? Não falam as religiões, de uma forma ou de outra, que a vida na Terra é um "aprendizado"? O que falta para que os homens realmente se tratem como irmãos, filhos de Deus?





.(imagens coligidas da internet - autoria desconhecida)

3 comentários:

  1. SOMOS TODOS IRMÃOS. CENTELHAS DIVINAS, INDIVIDUOS MAS FILHOS DA MESMA FONTE SAGRADA QUE É DEUS

    ResponderExcluir
  2. mmmmmmmmmmmmuito bom.
    nunca é demais lembrar que a origem de todos os homens é DEUS ! ! ! e que, portanto, somos todos IRMÃOS.

    ResponderExcluir
  3. sempre é bom lembrar que TODOS OS HOMENS SÃO IRMÃOS

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.