sexta-feira, 7 de maio de 2010

BENEFICIÁRIOS DOS TRABALHOS NA CASA ESPÍRITA - ENERGIA/DESEQUILÍBRIO/DOENÇA/CURA - POTENCIALIDADE DA ALMA

.

Pondo em prática o amor a Deus, ao próximo e a si, o Centro Espírita é um dos locais ideiais para a prática dos ensinamentos de Cristo, pois lá temos a oportunidade de exercitar o amor ao próximo, a tolerância às ofensas e o desapego aos bens materiais.

Além disso, quando unidos em torno de um mesmo objetivo ocorre a multiplicação das forças dos indivíduos e conseguimos muito mais do que poderíamos sozinhos. Aliás, em silêncio e em prece deixamos, em certa medida de sermos vários indivíduos para nos tornarmos um todo, uno e indivisível: uma única vibração.

Lá, também, as potencialidades da nossa alma encontram um ambiente propício ao seu desenvolvimento e aprimoramento.

Outro ponto interessante é que ao atendemos ao próximo muitas vezes o grande beneficiado somos nós, numa materialização daquele ensinamento, contido na bela Oração de São Francisco, de que "é dando que se recebe".

Às vezes o dia é difícil demais e o esforço para irmos à Casa de Caridade parece muito árduo mas, após os trabalhos, nos sentimos bem e muito aliviados, significando que nos doamos e, fazendo o bem, nos beneficiamos, também. Quantas vezes não nos indagamos acerca disso? Nâo nos esqueçamos de que tudo é energia e qe esta precisa ser compreendida. Observemos, como exemplo, o que ocorre com a energia elétrica, que tanto pode dar choque ou acender uma lâmpada e servir para ligar o ar condicionado, a geladeira ou a tv ou tantos aparelhos importantes. Numa tentativa de comparação, o mesmo ocorre com as energias mais sutis com as quais lidamos... precisamos compreender os fenômenos e nos preparar para bem atuar, de sorte que possamos desenvolver ao máximo as potencialidades das nossas almas e assim também recebermos o máximo daquilo que fomos buscar e que merecemos...

Mas, ainda quanto a questão da "energia" e cura, temos que entender que se a doença é desequilíbrio, a mesma não ocorrerá por "falta de energia" mas também por aquilo que poderíamos chamar de "excesso de energia" e é por isso, de modo muito singelo, que recebemos quando doamos, ou seja, recebemos o equilíbrio tão necessário nesse fluxo de energia e por isso nos curamos do desequilíbrio...

Graças a Deus.

3 comentários:

  1. "Pegue um sorriso e doe-o a quem jamais o teve; Pegue um raio de sol e faça-o voar lá onde reina a noite;
    Pegue uma lágrima e ponha no rosto de quem jamais chorou;
    Pegue a coragem e ponha-a no ânimo de quem não sabe lutar;
    Descubra a vida e narre-a a quem não sabe entendê-la;
    Pegue a esperança e viva na sua luz;
    Pegue a bondade e doe-a a quem não sabe doar;
    Descubra o amor e faça-o conhecer o mundo..."(Mahatma Gandhi)

    ResponderExcluir
  2. "Caridade ensinada melhora os ouvidos. Caridade praticada aprimora os corações." (Emmanuel)

    ResponderExcluir
  3. Um famoso psicólogo americano afirmou que o médico que cura também é curado por seu paciente.Nada mais verdadeiro!Como é importante para nós sentir que somos úteis e importantes para alguém.Quando não há lugar onde nos aguardam,onde_de alguma forma_fazemos a diferença,onde nossa ausência é sentida,começamos a morrer...Os irmãos necessitados que recebemos na casa espírita são tão importantes para nós quanto nós para eles.A oportunidade de praticar a caridade é sempre um presente divino!

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.