terça-feira, 4 de maio de 2010

Tema para estudo: "O SER TRANSCENDE AS FORMAS QUE HABITA"

Oi amigos, que tal estudarmos juntos, aqui? Estou sugerindo um tema: "O ser transcende as formas que habita"... rogério

2 comentários:

  1. "O trabalho do homem que não está apegado aos modos da natureza material e que está situado em pleno conhecimento transcendental imerge por completo na transcendência."(Bhagavad-gita)

    "Tendo recebido verdadeiro conhecimento de uma alma auto-realizada,jamais voltará a cair nessa ilusão,pois,com este conhecimento,verás que todos os seres vivos são apenas partes do Supremo,ou,em outras palavras,que eles são Meus"(Bhagavad-gita)

    Nestas passagens do Bhagavad fica ressaltada a verdadeira natureza do ser_uma natureza transcendental,inerente a Grande Energia Criadora e que a existência material é ilusória.As diversas formas que assumimos durante nossas várias existências terrenas têm somente o objetivo de nos ajudar em nosso processo evolutivo.Assumimos a forma mais condizente com aquilo que precisamos aprender para nosso aperfeiçoamento.Tive a oportunidade de ler sobre a trajetória de um espírito durante dezessete encarnações.Trocou de sexo,de nacionalidade,de condição social,etc.,sempre visando corrigir as imperfeições que o desviavam do caminho que conduz ao Amor.

    ResponderExcluir
  2. Se busco dinheiro, estou atrás de plenitude - afinal, dinheiro para quê? Se busco prazer, estou atrás de plenitude - afinal, prazer para quê? Se cumpro o meu dever, estou atrás de plenitude - afinal, cumprir o dever para quê? Se busco o amor, sem dúvida nenhuma estou atrás de plenitude - afinal o amor nos torna plenos.
    Cuidado que devemos ganhar o nosso sustento, gozar com as coisas boas da vida e cumprir o nosso dever, mas não tendo essas coisas como meta última da vida, pois isso será uma busca sem fim, inalcançável. Para todas essas buscas poderíamos nos perguntar 'para quê'? Todas elas desembocarão em última instância na plenitude e nenhuma delas se justifica por si mesma. Somente a plenitude é auto-justificável. Quero ser pleno porque quero ser pleno. Aliás, sou pleno simplesmente. Melhor ainda, sou.
    Certamente não é isso que vemos no mundo. As pessoas buscam dinheiro, por exemplo, pelo dinheiro. Quanto mais dinheiro melhor. Vide as grandes fortunas. Só que elas não sabem da causa última. Por isso ficam nessa busca sem fim. Porque realmente não tem fim. Nem a busca por dinheiro, nem por prazer nem por dever tem um fim. Somente a plenitude apazigua
    definitivamente o nosso espírito. Somos famintos de plenitude. Dakshina Tantra, através da energização dos chakras e do conseqüente equilíbrio da personalidade, permitirá que o limitado se transcenda no ilimitado, assim como o rio se dissolve no oceano. Não somos nem este corpo nem esta mente nem estes pensamentos. Somos a fonte de onde vêm o corpo, a mente e os pensamentos - e para onde eles retornarão.
    Transcendência é desejo e movimento. Se não sei o que quero, se sinto somente a insatisfação no peito, se o desejo ainda é inconsciente, ainda assim é transcendente. Se estou em movimento atrás de algo que não sei o que é, ainda assim o movimento é transcendente.
    O humano é o único ser que quer ser diferente do que é. Em realidade isso é impossível. A transcendência é uma ilusão. Não podemos modificar nossa natureza. Um pote de barro pode modificar a sua forma de pote, mas jamais conseguirá ser outra coisa que não barro. Uma onda no oceano pode querer ser maior ou menor, mas nunca deixará de ser oceano.
    Em realidade somos transcendentes quando aceitamos que Oceano é a nossa natureza. Nada menos que o vasto e infinito Oceano.

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.