segunda-feira, 31 de maio de 2010

Perispírito - Algumas anotações a respeito

.


Allan Kardec chamou de perispírito a ligação entre o Espírito e o corpo físico:

"
Há no homem alguma outra coisa além da alma e do corpo?
“Há o laço que liga a alma ao corpo
.”" (Livro dos Espíritos, 135)


A propósito, tal estrutura é, ao mesmo tempo,
o elemento de manifestação do espírito desencarnado.

Curioso é notar que, nos textos antigos,
Paulo, o Apóstolo, denominava tal estrutura com o nome de "corpo espiritual" (Coríntios I, XV, 44), de sorte que já há muito tempo era conhecido e mesmo antes da codificação feita por Kardec. Por isso, também nos Livro dos Espíritos, temos a resposta de que a natureza é esse laço é “Semimaterial, isto é, de natureza intermédia entre o Espírito e o corpo. É preciso que seja assim para que os dois se possam comunicar um com o outro. Por meio desse laço é que o Espírito atua sobre a matéria e reciprocamente.”

Com isso, temos que o homem é formado por três estruturas (ou partes) essenciais:

1º - o corpo material;

2º - a alma, que é o Espírito encarnado e que tem no corpo a sua habitação temporária, própria desse ciclo;


3º - o princípio intermediário, também conhecido por perispírito, que é a substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito, conectanto a alma ao corpo.
É feito do fluido universal, que é a matéria elementar que serve para a criação de todas as outras.

Tudo que é matéria conhecida na Terra (pedra, ar, água, nossos corpos e tudo o que existe), quanto a matéria do Plano Espiritual (que forma as cidades, colônias, o perispírito, o fluido que emitimos pelo passe) é feito de Fluido Universal.

É tudo partícula energética estruturada de certo modo mas não absolutamente independente do todo universal, pois a sua existência só ocorre como uma micro estrutura energética que representa uma das potências da força cósmica universal e não por qualquer pretensão de se tornar autônoma e, portanto, dissociada do Todo a tal ponto de negar sua origem. Essa única matéria básica transforma-se em todas as outras conforme atua nela o pensamento divino ou dos próprios Espíritos, pois tem em si todas as potenciaidades para tanto...

Se isso nos parece demasiado complexo ou ininteligível, basta pensar que tanto o vapor d`água quanto o gelo são água, quanto o líquido que está num copo ou o que corre nos rios ou o que faz os mares e oceanos...
Assim, o perispírito é feito de uma das transformações do Fluido Universal existente, segundo a vibração do mundo onde o espírito vai encarnar.

Ora, como os mundos diferem-se entre si, o invóluco semimaterial do perispírito também varia, conforme o fluido universal de cada um (pergunta 94), podendo-se entender que o espírito usa substâncias que revestem o próprio mundo (Livro dos Espíritos, pergunta 187), mas conforme vibrem mais densa ou mais sutilmente, utilizar-se-ão das matérias maisgrosseiras ou mais puras. Neste caso, aproximar-se-ão as vibrações semelhantes: das estruturas materiais, físicas, com o espírito. Passa por verdadeira "metamorfose" diante da sua capacidade de se adaptar e de se submeter à vontade daquele que sobre ele atua.

Kardec chega a nos dizer (p. 186) que há mundos onde o Espírito tem apenas o perispírito, não dependendo de corpo material, o que ocorre com aqueles que se pode chamar de "espíritos puros".

É como se fosse uma "roupa" capaz de proporcionar ao Espírito - ser imaterial - as sensações do ambiente...
O perispírito é, em essência, agente de transmissão, pois que no Espírito é que está a consciência. Se o Espírito não tivesse perispírito, seria inacessível a toda e qualquer sensação dolorosa. É o que se dá com os Espíritos completamente purificados. Sabemos que quanto mais eles se purificam, verdadeiramente mais sutil e etérea se torna a sua essência ou, noutras palavras, o seu perispírito,

Materialização!?

É possível a sua "materialização", que se dá por "modificações" estruturais e pela absorvição de fluidos energéticos, tornando-se "menos sutil" e "mais denso" e com a aparência de uma nuvem de vapor ou chegando, em casos extremos, a ser "tangível"... (a respeito trata Kardec na resposta à pergunta 105).

Influência dos pensamentos:

Nos trabalhos de "passe", tanto a vontade dos encarnados quanto dos espíritos livres incide sobre os fluidos espirituais. Por isso é muito importante cuidar dos pensamentos, dos atos e gestos e também do aseio do corpo físico, pois tudo interfere nos mecanismos de passe e de troca energética.

Chakras (ou Chacras):

É conhecida a forma de funcionar dos "
chakras", verdadeiros "centros de força", que são:

*
Coronário: situado no topo da cabeça e voltado para cima, com a forma semelhante à de uma coroa. É associado ao cérebro e ao sistema nervoso. Ligado à glândula pineal, é usado para absorver os fluidos;

*
Frontal: situado no meio da testa, entre as sobrancelhas é, desde a antiguidade, conhecido ocmo terceiro olho, sendo ligado à vontade, à clarividência, clariaudiência;

*
Laringeo, situado na região da garganta e atuando na comunicação entre as pessoasligado à tireóide;

*
Cardíaco: coração e pulmões, plexo cardíaco e sistema circulatório. Reflete-se nas emoções;

*
Esplênico: área do baço, com função de selecionar e distribuir as energias vitalizadoras pelos órgãos do corpo;

*
Umbilical: área do umbigo e ligado ao pâncreas, aos intestinos, ao fígado e ao estômago;

*
Sexual ou de Raiz: localizado entre o ânus e os órgão sexuais, recebe as energias através dos chacras plantares (na sola dos pés).


Há vários "pontos" de forte vibração e por onde circula a energia vital.
Os 7 Chacras tidos por principais, acima referidos, são canais, dentro do corpo humano (nadis), por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas.

A palavra tem origem no sânscrito e significa "roda", "disco", "centro" ou "plexo" e são assim percebidos por videntes como "redemoinhos" onde vibra a energia vital.

Anote: sobre os chakras nos deteremos, com mais detalhes, noutra oportunidade.

.

Um comentário:

  1. gostei! nunca consegui entender isso direito, mas agora ficou mais fácil.

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.