sábado, 15 de maio de 2010

Orar?


.

Orai e Vigiai.

Tanto sobre isso ouvimos!

Jesus aconselhou-nos a orar e vigiar.

A interpretação habitual deste conselho traduz orar como recitar preces decoradas e vigiar como estar desperto a orar.

Contudo, pelo Evangelho Segundo o Espiritismo orar é entrar em contacto com o mundo espiritual, para pedir, louvar ou agradecer, ao passo que vigiar corresponde a cuidar da própria conduta, corrigindo defeitos e zelando pelas qualidades.

A oração não é, jamais, uma troca de favores com Deus.

Mesmo os que não tem uma exata compreensão do que seja orar e nem sobre Deus neutralizam qualquer reflexo do que seria a sua oração, se tratam de propor negócios àquele que é onipotente, onipresente e onisciente, ou seja, à consciência universal, que tem certamente muito mais a fazer do que se interessar por pequenos "negócios".

O que se busca quando se dirige a Deus uma oração é o agradecimento, a força, a paz, o apoio para que sejam enfrentados e vencidos os desafios da vida e para agradecer por tudo.

Orando, predispomo-nos a receber essa ajuda.

Cada um dirige as suas orações... o importante, mesmo, é a sinceridade, o compromisso, a entrega, a fé, sendo tudo isso mais relevante do que as fórmulas decoradas e repetidas friamente... O "muito obrigado" ou o "pedido de ajuda" simplesmente, mas com fé vigorosa, fala mais alto do que as longas falas repetidas mecanicamente e sem qualquer sorte de compromisso com o que se fala e a Quem se fala!

O momento da prece é "sagrado"... É o momento em que nos retiramos um pouco do dia a dia do mundo terreno e encontrar a paz nos elevando em pensamento e sentimento...

A propósito, não é fraqueza buscar momentos assim, pois até Jesus retirava-se para orar!

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.