terça-feira, 31 de agosto de 2010

ANIVERSÁRIO DO DR. BEZERRA DE MENEZES

.




.

O expoente da doutrina espírita no Brasil, Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, nasceu em Riacho do Sangue, em 29 de agosto de 1831 e desencarnou no Rio de Janeiro em 11 de abril de 1900.

Conhecido como médico (e "médico dos pobres"), tem em seu currículo terreno as atividades também de militar, escritor, jornalista, político (parlamentar) e empresário (sócio da estrada de ferro Macaé-Campos e presidente da Companhia Ferro-Carril de São Cristóvão, dentre outras atividades.

Foi de grande e relevante atuação para a consolidação do espirismo no Brasil. A esse respeito, consta que conheceu a Doutrina Espírita quando foi lançada a tradução em língua portuguesa do Livro dos Espíritoss e, sobre o contacto com a obra, o próprio Bezerra registrou:

"Deu-mo na cidade e eu morava na Tijuca, a uma hora de viagem de bonde. Embarquei com o livro e, como não tinha distracção para a longa viagem, disse comigo: ora, Deus! Não hei de ir para o inferno por ler isto… Depois, é ridículo confessar-me ignorante desta filosofia, quando tenho estudado todas as escolas filosóficas. Pensando assim, abri o livro e prendi-me a ele, como acontecera com a Bíblia. Lia. Mas não encontrava nada que fosse novo para meu Espírito. Entretanto, tudo aquilo era novo para mim!… Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava no 'O Livro dos Espíritos'. Preocupei- me seriamente com este fato maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era espírita inconsciente, ou, mesmo como se diz vulgarmente, de nascença." (Segundo entrevista realizada em 1892 pela Federação Espírita Brasileira e publicada no periódico O Reformador. Consulte: http://www.correiofraterno.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=74&Itemid=36 )

Em 1889 foi eleito presidente da Federação Espírita Brasileira.

Sua vida virou filme, na película "Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito", lançada e exibida nos cinemas em 2008.

Muitos detalhes mais podem ser vistos em vários site, dentre os quais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bezerra_de_Menezes .


========================================================


No encerramento dos magníficos trabalhos de ontem à noite, foi feita singela mas comovente homenagem a Bezerra de Menezes.



Certamente muitas homenagens foram e são feitas por vários centros em todo o Brasil, mas a maior de todas talvez seja dar continuidade à prática da doutrina, através da caridade e do atendimento a tantos quantos "batam às portas" das casas abertas em nome de Deus para o atendimento fraterno. Que Deus nos abençoe!

Um comentário:

  1. Foi uma homenagem Linda, e tenho certeza que o perfume ezalado das rosas na hora que elas foram cruzadas foi de amor, alegria,agradecimento e de bons fluidos para os médiuns da casa em reconhecimento ao amor e responsabilidade que os médiuns estão dando a casa após a despedida do nosso grande amigo e pai Wanderley.

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.