domingo, 2 de maio de 2010

PAZ

.
Paz?

Paz é uma sensação mais fácil de se sentir quando se a perde, pois paz é definida, pela sua origem (do Latim Pacem ou Pax) como um estado de calma ou tranquilidade e uma ausência de perturbações ou agitação.

Não nos sentimos em paz quando temos dinheiro ou quando conquistamos um emprego ou quando temos isso ou aquilo... mas nos sentimos em paz quando nada nos perturba ou incomoda ou agita... sentimo-nos em paz quando estamos naturalmente em sensação de calma e tranquilidade... Por isso o ditado popular que diz: "Quando em seu coração reina a paz, da menor casa um palácio se faz" (Ditado popular - autor desconhecido).



.
Portanto, a paz não é algo que seja um objetivo concreto, menor e tangível... a paz é algo que sentimos exatamente quando nada temos que fazer para que a sensação nos alcance... a paz não é um objetivo em si, portanto, mas uma consequência.

Uma vida em desarmonia reflete um desequilíbrio que não permite que sensações de paz preencham o coração. É como s sempre faltasse alguma coisa. Por isso temos uma máxima indicando que "a harmonia cria raios de paz" (André Luiz).

Muitas máximas e frases sobre a paz nas nossas vidas existem, mas além daquela de André Luiz acima referida, selecionamos algumas, que não dizem mais ou menos que tantas outras nem são as melhores ou piores, mas são aquelas que, "neste momento" e não por acaso, tiveram destaque:

"Só posso fazer uma coisa de cada vez, mas posso evitar fazer muitas coisas ao mesmo tempo" (Ashleigh)

"Quando não conseguimos encontrar tranquilidade dentro de nós mesmos, de nada serve procurá-la noutro lugar." (Autor desconhecido)

"A maior represália contra um inimigo é perdoá-lo. Se o perdoamos, ele morre como inimigo e renasce a nossa paz. O perdão nutre a tolerância e a sabedoria." (Augusto Cury)

"A paz do coração é o paraíso dos homens." [ Platão ]

"Um pedaço de pão comido em paz é melhor do que um banquete comido com ansiedade." [Esopo]

"Quem vive temeroso, nunca será livre". (Horácio) A esta, ousadamente acrescentamos: também nao encontrará a paz...

"Riqueza alguma poderá proporcionar a paz a um homem mau." (Platão - A República ]

"Desenvolver força, coragem e paz interior demanda tempo. Não espere resultados rápidos e imediatos, sob o pretexto de que decidiu mudar. Cada ação que você executa permite que essa decisão se torne efetiva dentro de seu coração." (Dalai Lama)

"A paz não é um bandeira branca, é uma alma limpa." (Neimar de Barros)

"Deixo-vos a minha paz. A minha paz vos dou" (Jesus Cristo - in João 14:27)

Que a paz não seja uma busca, mas um acontecimento natural e constante em nossas vidas!

.

Um comentário:

  1. "A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não lhe vão proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito." (Dalai Lama)

    ResponderExcluir

Sua visita está registrada, registre seus pensamentos também.